• Kwai
MENU

Leão XIV é o novo Papa

Fumaça branca que anuncia novo Papa subiu às 13h08, horário de Brasília, desta quinta-feira (8). Robert Francis Prevost escolheu ser chamado de Leão XIV

Publicado: 08 Maio, 2025 - 14h36 | Última modificação: 08 Maio, 2025 - 14h52

Escrito por: Redação CUT

Vaticano
notice

Depois de dois dias de Conclave e na quarta votação, os 133 cardeais da Igreja Católica reunidos no Vaticano, escolheram Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o 267º Papa, sucessor de Pedro.

Prevost escolheu como nome Leão XIV. Há mais de 1500 anos existe a tradição de mudança de nome ao assumir a liderança da Igreja Católica.

Ele é o primeiro Papa de nacionalidade norte-americana. Porém Prevost tem dupla cidadania como peruano. Segundo especialistas, ele é tem uma visão social e inclusiva da Igreja Católica e deve seguir a mesma linha do Papa Francisco.

Leão XIV trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na ordem agostiniana.

Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023. Antes de se tornar padre, aos 22 anos, se formou matemático.

Veja a sua primeira aparição ao público como Papa

 

A eleição

A eleição é secreta e foi feita na Capela Sistina, no Vaticano. A fumaça branca que anuncia a eleição do novo líder da Igreja Católica subiu às 13h08, horário de Brasília, às 18h07, horário do Vaticano, nesta quinta-feira (8). João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio. A eleição do novo Pontífice ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia.

Assista ao momento em que a fumaça branca sobe

 

 

Leão XIV substitui o Papa Francisco que morreu no dia 21 de abril por AVC e insuficiência cardíaca.

Tradição

Tendo aceito sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice deixa a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três roupas papaispreparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciou ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim.

Com informações do site do Vaticano.