• Kwai
MENU

Itaú constrange funcionários

Publicado: 04 Dezembro, 2007 - 08h33

Bancários são obrigados a tocar buzina e estourar bexiga para “comemorar” metas

Dirigentes do Sindicato estiveram no departamento de crédito imobiliário do Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic) e detectaram uma situação absurda.
Os bancários que conseguem cinco contratos em um dia são obrigados a se levantar do seu lugar, tocar uma buzina de ar comprimido, escolher uma das bexigas que estão no teto, estourar e descobrir que prêmio ganhou: ingresso para cinema e fim de semana em hotel fazenda estão entre os principais. Depois, o nome vai para o quadro dos melhores do setor.

Todos se sentem constrangidos: quem bate a meta e quem não bate. De acordo com denúncia dos trabalhadores, é uma questão de sorte, não de competência, já que o sistema sorteia os contratos. Os bancários informaram, ainda, que para bater essas metas, têm feito jornadas que vão das 9h às 22h, incluindo finais de semana e feriados.

O Sindicato dos Bancários tem reunião marcada para esta terça-feira, dia 4, com o diretor da área para exigir providências. “Essas estratégias estapafúrdias de venda, extraídas desses manuais que ensinam como vender mais sem levar em conta o ser humano que está por trás da venda, são inadmissíveis”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Os funcionários têm que ser reconhecidos com salários melhores, condições dignas de trabalho, participação nos lucros.”