• Kwai
MENU

Interrogatório dos pilotos acusados pela...

Parentes das 154 vítimas reivindicam pena máxima de prisão e cassação de brevê

Publicado: 15 Fevereiro, 2011 - 13h49

Escrito por: Talk

 

Com o agendamento da audiência dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que pilotavam o Legacy que colidiu com o Boeing 1907 da Gol em 2006 e deixou 154 mortos, os familiares e amigos das vítimas do voo estão com as esperanças renovadas. Rosane Gutjahr, viúva de uma das vítimas do acidente e representante da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, diz que espera que a justiça seja feita e que os pilotos sejam condenados. “Com a audiência marcada nós, os familiares, esperamos a condenação dos pilotos com a pena máxima e a cassação de suas licenças para pilotar”, declara.

 

O juiz Murilo Mendes, responsável pelo caso do Voo 1907, marcou a data da audiência de interrogatório com os pilotos norte-americanos, que será realizada por videoconferência nos dias 30 e 31 de março, às 12 horas, horário de Brasília. Além da audiência com os pilotos, a data para a inquirição das testemunhas de defesa também está marcada: será nos dias 14 e 15 de março, com três testemunhas por dia, também às 12 horas. Todos os envolvidos serão ouvidos por videoconferência, nos EUA, diretamente da sede do Consulado Geral brasileiro em Washington. Aqui no Brasil, o juiz e as partes envolvidas ficarão na sede do Departamento de Recuperação de Ativos, em Brasília (DF).

 

Ainda na decisão do juiz, ele solicita à empresa TAM que indique em juízo um piloto comandante com boa experiência internacional para colaborar com a justiça no dia 11 de março. Essa determinação se deu pelo fato de que a última testemunha de defesa ouvida no dia oito de fevereiro, o ex-oficial da Força Aérea Sérgio Salles foi tendencioso em suas declarações e usou como argumento apenas opiniões próprias quando refutou dados periciais. A procuradora do Ministério Público Federal, Analícia Trindade, chegou a chamar a atenção do ex-oficial durante a audiência, dizendo que suas afirmações poderiam configurar crime de falso testemunho. “Quando confrontado e desmentido, Salles usava expressões técnicas para confundir o juiz e as partes envolvidas”, afirma a procuradora.

 

Para lembrar do sofrimento dos tripulantes e passageiros do avião da Gol, a Associação de Familires e Amigos das Vítimas do Voo 1907 indica os diálogos da caixa-preta do avião, instantes antes da tragédia acontecer: http://www.youtube.com/watch?v=ZghwtHZdQps&feature=related. Os pilotos do Legacy continuam trabalhando normalmente para as empresas americanas American Airlines e ExcelAire, respectivamente.

 

 

Perfil Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

 

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de entes queridos. Além disso, a Associação exige a apuração em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal) das causas que levaram à queda do avião, ocorrida no dia 29 de setembro de 2006, da mesma maneira que auxilia os familiares das vítimas a obter junto ao poder público e aos responsáveis pelo evento, todas as informações pertinentes sobre o sinistro, bem como obter o reconhecimento de seus direitos. Mais informações pelo site http://www.associacaovoo1907.com/?l=que e adesão ao abaixo-assinado pelo site www.190milhoesdevitimas.com.br