IPPDH abre curso para capacitar em políticas públicas com enfoque étnico-racial
Capacitação é voltada para gestores, acadêmicos e ativistas que atuam na promoção de direitos humanos e igualdade racial
Publicado: 14 Agosto, 2025 - 12h02 | Última modificação: 14 Agosto, 2025 - 12h18
Escrito por: Redação CUT

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) está com inscrições abertas para um novo programa de formação voltado ao desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas com perspectiva étnico-racial. A iniciativa, promovida pela Escola Internacional do IPPDH, é realizada em cumprimento ao mandato da Reunião de Ministros e Altas Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes (RAFRO). Interessados podem se inscrever para participar da capacitação neste link.
O principal objetivo deste curso é contribuir para a formação especializada para a inclusão da variável étnico-racial em políticas públicas, a partir de uma perspectiva de gênero e direitos humanos e de interconexao formas múltiplas e complexas de discriminação, exclusão e desigualdade.
O curso está dirigido a funcionárias e funcionários responsáveis pela formulação, direção, implementação e avaliação de políticas públicas, dos diversos poderes do Estado, a pessoas que trabalham em organizações e movimentos sociais e em organismos internacionais e a acadêmicos e pesquisadores dos países do MERCOSUL.
Este curso virtual será realizado ao longo de 9 semanas consecutivas. Estima-se uma dedicação de 8 horas semanais para atender a todos os requisitos previstos para a aprovação do curso. As aulas sincrônicas serão realizadas às quartas-feiras, a partir do dia 3 de setembro, às 11h (horário de Buenos Aires), com duração aproximada de 2 horas. O curso será em espanhol.
Serão admitidos, por meio de chamada aberta, no máximo 100 participantes. As pessoas inscritas receberão um modelo de carta de compromisso, que deverá ser preenchida e devolvida assinada, na qual concordam em participar de todas as atividades do curso.
O curso é gratuito para as pessoas selecionadas; portanto, os participantes não precisarão pagar mensalidade.
Proposta pedagógica
O IPPDH é um organismo intergovernamental criado em 2009 por decisão do Conselho do Mercado Comum, com o objetivo de contribuir para a democracia e consolidar os direitos humanos como exe fundamental da identidade e do desenvolvimento do MERCOSUL, por meio da cooperação técnica para a coordenação de políticas públicas. Suas linhas estratégicas de trabalho são aprovadas pela Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos (RAADH), composta pelas principais autoridades das instituições competentes na área dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL. Seus eixos de trabalho são: assistência técnica; formação e capacitação; pesquisa e gestão da informação; diálogo e participação; e comunicação e cultura em direitos humanos. A proposta está disponível aqui.
A RAFRO foi criada em 2015, como órgão dependente do Conselho do Mercado Comum (CMC), com o objetivo de assessorar e propor medidas, políticas e ações de promoção da igualdade racial e do combate ao racismo. Sua função é coordenar políticas e iniciativas que beneficiem as populações afrodescendentes dos Estados do MERCOSUL, bem como a promoção e proteção de seus direitos e sua inclusão nos processos de transformação econômica, política, social e cultural como atores fundamentais para o desenvolvimento da região.
O cronograma do curso
- Prazo de inscrição: até 20 de agosto
- Divulgação dos candidatos selecionados: 25 de agosto
- Período de desenvolvimento do curso: 3 de setembro a 28 de outubro
Formulário de inscrição: https://forms.gle/Xyr7d7Rsq4rgWoDU9
Fonte: IPPDH