• Kwai
MENU

Impasse na PLR da Tenaris Confab em...

Publicado: 29 Julho, 2011 - 10h13

Escrito por: Guilherme Moura ? Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba e Região/SP

O grupo Tenaris, que emprega cerca de 2.500 trabalhadores em suas cinco unidades em Pindamonhangaba, está repetindo a forma autoritária com que procede nas negociações da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), segundo avaliação do Sindicato dos Metalúrgicos. Nesta sexta-feira, dia 29, tem nova reunião da Comissão de PLR.

A Comissão sustenta que, se o pagamento não for realizado em partes iguais, não fará a assinatura do acordo, o que suspende o pagamento do prêmio e obriga que o caso vá para a Procuradoria do Trabalho de São José Dos Campos.

Atualmente, o pagamento da PLR é distribuído de forma proporcional ao salário de cada trabalhador e a categoria reivindica que seja feito em partes iguais, como aprovado em assembleia na porta das fábricas no dia 13 de junho.

A Comissão também reclama o descaso por parte da direção da empresa. Em 12 meses, houve apenas cinco reuniões, por falta de participação da direção da empresa.

A Comissão de PLR é formada por 12 trabalhadores, entre eles o dirigente sindical Vicente Caetano, o “Serrinha”.

Segundo a diretoria do sindicato, representada pelo dirigente sindical Célio da Silva, o “Celinho”, a categoria está disposta a ir até as últimas consequências para que o desejo da maioria seja respeitado.

Prazos - A Comissão de PLR emitiu uma ‘carta aberta’, no dia 19 de julho, declarando que não irá assinar o acordo enquanto a decisão da categoria não for atendida. Nessa sexta-feira, dia 29, nova reunião da Comissão de PLR irá ocorrer.

O prazo para o pagamento da PLR se encerra no dia 30 de setembro. Em 2010, a direção da empresa informou o valor a ser pago somente final de agosto, prejudicando as negociações.

A divulgação dos lucros da empresa na bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) está agendada para o dia 3 de agosto. Em 2010, a PLR injetou R$ 8,3 milhões na economia do município.

A Tenaris emprega 2.500 trabalhadores em Pinda, nas unidades Tubos, Equipamentos, Socotherm, Exiros e Hastes de Bombeio.