• Kwai
MENU

Grupo 3 e Montadoras

FEM continua negociação nesta quarta-feira

Publicado: 26 Agosto, 2009 - 10h31

Escrito por: Viviane Barbosa - FEM/CUT

 

Nesta semana, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT, que representa cerca de 220 mil trabalhadores em todo o Estado, continuou as rodadas de negociação da Campanha Salarial com as bancadas patronais da Fundição, Grupos 3 e 8 e Montadoras. 

Confira abaixo as rodadas que acontecerão nesta quarta-feira, dia 26.

Montadoras Data: 26/08 - 15h

Local: Sinfavea - Av. Indianópolis, 496

Total de metalúrgicos em Campanha: 55 mil (sendo que 45 mil estão na base da FEM localizados nas regiões do ABC paulista (Mercedes Benz, Ford, Volks e Scania) e Taubaté (Volks e Ford) e 10 mil pertencem às bases dos sindicatos metalúrgicos de São Carlos (CGTB-Volks), Tatuí (Ford), São Caetano do Sul (Força Sindical - GM).

Data-base: 1º de setembro

Breve resumo das negociações: Nas rodadas realizadas até agora, a FEM-CUT e o Sinfavea (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores-Sinfavea) debateram ajustes nas redações das cláusulas sociais em vigor na Convenção Coletiva de Trabalho. Alguns exemplos são a garantia de emprego aos portadores do vírus HIV e às trabalhadoras que sofrerem aborto, a apresentação de atestado médico odontológico, adiantamento de salário, promoções e férias. As alterações não interferiram no direito, ou seja, a sua essência continua mantida.

Negociação do dia 26: A ideia é que nesta rodada as bancadas iniciem as discussões sobre as cláusulas sociais pré-existentes (em vigor) com alterações propostas pela FEM.

Coordenação: A bancada dos trabalhadores é representada pelo presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro) e a patronal por Nilton Júnior (Volkswagen).

Pauta de reivindicações da FEM: 102 cláusulas, sendo que 53 são pré-existentes (em vigor) sem alterações; 19 têm alterações propostas pela Federação e 30 são novos direitos.     


Grupo 3 (Sindpeças, Forjaria e Parafusos)

Data: 26/08 - 10h
Local: Sede do Sindipeças - Av. Santo Amaro, 1386 - Vl. Nova Conceição 

Total de metalúrgicos em Campanha: 115 mil

Data-base: 1º de setembro

Breve resumo das negociações: Nas últimas rodadas, as negociações debateram as cláusulas sociais em vigor na Convenção com alterações propostas pela Federação. As rodadas têm avançado bastante. Algumas cláusulas que poderão ser alteradas são: a licença paternidade, que pela nova proposta garantirá ao trabalhador que tire os cinco dias corridos a partir do dia seguinte ao nascimento da criança. Hoje, a lei e a Convenção garantem cinco dias, que são contados a partir do parto. Outra cláusula é a prestação de serviços ao exterior que, pela proposta será negociada entre o trabalhador e a empresa, com a assistência do Sindicato. Já a mudança na redação do DSR (Descanso Semanal Remunerado) permitirá um escalonamento. Hoje, a Convenção Coletiva de Trabalho determina que se o trabalhador tiver 1 (um) atraso na semana de 30 minutos não terá descontado o DSR. A modificação propõe ao trabalhador que tiver até 30 minutos de atrasos na semana o não desconto no salário do DSR. A ideia é que nesta rodada de quarta inicie a discussão sobre as cláusulas novas.

Negociação do dia 26: A ideia é que nesta rodada se inicie a discussão sobre as cláusulas novas.

Coordenação: A bancada dos trabalhadores é representada pelo presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro) e a patronal pelo advogado e empresário, Drauzio Rangel.

Pauta de Reivindicações da FEM: 109 cláusulas pré-existentes, sendo que 53 não tiveram alterações na redação original; 27 têm propostas de alterações e 29 são cláusulas novas (novos direitos).    

Importante A FEM-CUT informa que todas as alterações, ajustes e a inclusão de novos direitos em todas as rodadas com as bancadas patronais serão submetidos no término das negociações à apreciação nos trabalhadores nas bases.    

Base   A FEM-CUT-SP tem 13 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A Federação negocia com sete bancadas: (Montadoras-Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros), Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) Fundição e Aeroespacial. As datas-bases iniciam em setembro (Montadoras, Aeroespacial, Fundição e Grupos 2, 3 e 8) e terminam em novembro (Grupo 10). No total, estão na base da FEM em todo o Estado 220 mil metalúrgicos.