Furnas
Publicado: 28 Fevereiro, 2007 - 18h08
Escrito por: Encontro Nacional debate campanha salarial unificada
Os trabalhadores de Furnas, representados por 12 sindicatos cutistas, começam nesta quarta-feira a debater a estratégia e a pauta de reivindicações da campanha salarial nacional, durante o 25º ENTFU (Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas). No evento, que termina dia 3 de março, os delegados irão elaborar propostas que serão encaminhadas como contribuição à campanha salarial do sistema Eletrobrás, que congrega todas as estatais de energia elétrica.
Furnas está comemorando 50 anos em 2007. Metade dessa trajetória é marcada pela ação organizada de entidades do campo cutista, a partir de um período em que a Central ainda estava sendo formalmente criada, simultaneamente ao ocaso da ditadura militar. Daí o tema central do encontro, “50 anos de lutas e conquistas dos trabalhadores”.
O grau de amadurecimento da unidade das ações sindicais no interior de Furnas pode ser medido por dois exemplos recentes. Em maio de 2005, duas greves – uma de três dias e outra de dois – tiverem início na mesma hora, nas diferentes unidades da empresa – 11 hidrelétricas, duas termelétricas e 46 subestações que atendem diretamente os estados do Rio, São Paulo, Minas e Distrito Federal. Em 2006, diante da possibilidade de nova paralisação, a direção da estatal atendeu a pauta de reivindicações.
Além disso, Furnas é estatal em que os trabalhadores têm conseguido os melhores reajustes salariais do sistema elétrico brasileiro nos últimos três anos, lembra Carlos Alberto Alves, secretário de Organização Sindical do Sinergia-CUT, entidade que participa da organização do ENTFU e que reservou sua colônia de férias, em Praia Grande (SP) para sediar o encontro. As entidades que participam dessa atividade estão integrados pela chamada Intersindical Furnas, que integra a Federação Nacional dos Urbanitários-CUT.
“Nós acreditamos que o caminho para construir uma unidade sólida entre os trabalhadores de empresas com as dimensões de Furnas é a organização no local de trabalho. Quanto mais bem organizados no interior das empresas, mais capacitados os trabalhadores estão para construir até mesmo redes de ação internacionais”, comenta Carlinhos, como é conhecido o dirigente do Sinergia-CUT. A abertura do 25º ENTFU acontece na noite desta quarta-feira, com a participação do presidente nacional da CUT, Artur Henrique.