Fumo: Orientação é não vender cedo...
Publicado: 02 Março, 2009 - 16h26
Escrito por: Fetraf-Sul
A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) reuniu em Chapecó, na última quinta-feira (26), lideranças das regiões norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná para avaliar a produção e comercialização da última safra de fumo e a projeção para safra 2009/2010. Como orientação geral do encontro ficou que os agricultores familiares evitem a venda cedo da safra e se organizem para uma eventual negociação de forma coletiva.
Para isso, os sindicatos decidiram realizar um cadastro dos agricultores familiares interessados em negociar sua produção coletivamente e informando qual a quantidade de fumo. Esses valores devem ser informados à Fetraf-Sul até o dia 16 de março no e-mail: tabacos@fetrafsul.org.br. Outra definição foi debater a formação de um sistema cooperado de produção, organização local, compra de insumos, alternativas de renda e diversificação. A Fetraf também está agendando os encontros regionais e as novas datas e locais vão ser informados até o final da próxima semana.
A Fetraf-Sul e a Central Única dos Trabalhadores - CUT também estão reivindicando ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a convocação de uma Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco. O objetivo é que as indústrias do fumo estão procurando parlamentares da região Sul e alegando dificuldades de acesso a crédito para financiar exportações, essa dificuldade teria origem na crise mundial de crédito, mas em nenhum momento as indústrias expuseram suas dificuldades de crédito às representações do setor. Para a Fetraf o espaço ideal para esse debate é a Câmara Setorial, para então encaminhar a solução do problema, se ele realmente existir.