• Kwai
MENU

Empresa cede e greve na Bundy termina

Após 72 horas com a produção paralisada, os problemas de desvios de função serão solucionados

Publicado: 05 Maio, 2011 - 13h05

Escrito por: Guilherme Moura ? Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba

Após três dias de greve, a direção da Bundy cedeu à pressão da categoria e assinou um termo de compromisso de corrigir os erros de desvios de função que há anos prejudicam os salários de grande parte dos trabalhadores. Na manhã dessa quinta-feira, dia 5, a proposta do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba foi aprovada em assembleia e a produção da fábrica voltou à atividade.

 

A pauta de reivindicações do sindicato foi aceita pela empresa nessa quarta-feira, na terceira rodada de negociação desde o início da greve, na manhã de segunda. Após 72 horas com a produção paralisada, a Bundy acatou a cobrança da categoria.

 

“Estava muito claro que, se não fosse feita a greve, a correção dos salários não iria acontecer. A direção da Bundy continuaria pedindo cada vez mais prazo e reforma prometida ficaria só na conversa”, comentou o presidente do sindicato, Romeu Martins.

 

A direção da Bundy se comprometeu em aplicar o plano de correção dos salários em duas etapas, uma já neste mês e a outra em junho. Também ficou acordado que não haverá rebaixamento de função, que os trabalhadores terão estabilidade de emprego durante 60 dias e que os dias parados na greve não serão descontados.

 

União. A diretoria do sindicato parabeniza os trabalhadores pela mobilização. “A união dos trabalhadores foi fundamental. E o interessante é que mesmo aqueles que sabiam que não seriam beneficiados com a greve aderiram ao movimento desde o começo. Praticamente todos pararam. Quando a categoria se une por uma causa, o sindicato ganha força na negociação. É isso que buscamos em todas as fábricas”, disse Romeu.

 

Direção. Ainda segundo o presidente, a atuação da diretoria do sindicato foi outro fator determinante para o sucesso do movimento. “Até agora essa foi a greve mais longa dessa direção. Foi exaustivo. Os diretores se revezaram para ficar 24 horas por dia de plantão na porta da fábrica e o resultado veio, um problema que há anos era reclamado está sendo solucionado. Fico feliz de ter uma equipe que veste a camisa e permanece firme até o fim”, concluiu.

 

A Bundy emprega 210 trabalhadores na fabricação de peças de alumínio para refrigeração.