• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Em São Bernardo, trabalhadores na Toyota aprovam acordo coletivo válido até 2019

“Conseguir este acordo prova que o Sindicato é extremamente necessário para a organização e defesa dos interesses dos trabalhadores”, diz presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Publicado: 12 Junho, 2018 - 14h46 | Última modificação: 12 Junho, 2018 - 14h55

Escrito por: SMABC

Adonis Guerra
notice

Em assembleia realizada nesta terça-feira (12) os trabalhadores na Toyota, em São Bernardo, aprovaram proposta de acordo coletivo com validade de dois anos, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

O acordo garante reposição salarial pelo INPC do período na data-base (setembro) até o teto de R$ 9.850,00, que contempla a totalidade dos trabalhadores da produção e a maioria dos mensalistas, correção nos pisos salariais pelo INPC, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) paga em duas parcelas (junho e dezembro) e a renovação das cláusulas sociais previstas no acordo anterior.

Em 2019 os pagamentos seguem o mesmo calendário e a PLR será corrigida pela inflação.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicato, Wagner Santana, ainda informou que a empresa se comprometeu a discutir a possibilidade de aplicação de um aumento real em 2019.

Adonis GuerraAdonis Guerra
Wagnão na assembleia da Toyota

O dirigente ressaltou a importância de aprovar um acordo de longo prazo nesse momento.

“A crise política e econômica está atrapalhando muito as negociações com as empresas. Conseguir este acordo na Toyota por dois anos, assim como conseguimos na Mercedes-Benz e outras empresas, que têm acordos de longo prazo, prova que o Sindicato é extremamente necessário para a organização e defesa dos interesses dos trabalhadores”.

 

carregando
carregando