MENU

Em Pernambuco, Lula tem 61% das intenções de voto, 39 a mais do que Bolsonaro

Na terra do petista, Bolsonaro atinge apenas 22% das intenções de voto

Publicado: 13 Setembro, 2022 - 14h29 | Última modificação: 20 Setembro, 2022 - 15h46

Escrito por: Redação BdF | Editado por: Marize Muniz

Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR
notice

O ex-presidente Lula (PT), candidato à presidência da República, tem 61% das intenções de voto Pernambuco, sua terra natal, 39 pontos percentuais a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que tem 22%, segundo pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco divulgada nesta terça-feira (13).

O terceiro colocado é o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 5%, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 2%, tecnicamente empatados pela margem de erro de 3,2 pontos para cima ou para baixo.

Não pontuaram os candidatos Felipe D´Avila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Léo Péricles (UP) e Pablo Marçal (do PROS, que teve a candidatura negada pelo Tribunal Superior Eleitoral depois da realização da pesquisa). 

Segundo a Folha de Pernambuco, os candidatos Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) estavam na lista estimulada, quando os entrevistadores mostram um cartão com os nomes dos candidatos, mas não foram mencionados por nenhum eleitor.  

Os votos brancos e nulos chegaram a 5%, mesmo percentual dos que não sabem em quem vão votar ou que não responderam. 

Evolução dos candidatos

Esta é a terceira rodada da pesquisa Folha/IPESPE. Veja a evolução dos candidatos em Pernambuco:

  • Lula: 62% (julho); 61% (agosto); 61% (setembro).

  • Jair Bolsonaro: 20% (julho), 23% (agosto); 22% (setembro).

  • Ciro Gomes: 5% (julho), 5% (agosto); 5% (setembro).

  • Simone Tebet: ainda não oficializada em julho; 1% (agosto); 2% (setembro).

Senado

A pesquisa também consultou as intenções de voto dos pernambucanos para o Senado. A petista Teresa Leitão lidera, com 20%. Em segundo lugar vem André de Paula (PSD), com 12%. Depois, Gilson Machado (PL) com 11% e Guilherme Coelho (PSDB) com 6%. Carlos Andrade Lima (UB), Esteves Jacinto (PRTB), Eugênia Lima (PSOL) e Roberta Rita (PCO) têm cada um 1%. Dayse Medeiros (PSTU) não chegou a pontuar.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Folha/IPESPE foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro e ouviu mil pessoas de todo o Estado - 18% da capital, 24% da periferia e 58% do interior.

A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.  

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-09209/2022 e no TSE sob o protocolo BR-07692/2022. É possível consultar os seus detalhes neste site.

Fonte: BdF Pernambuco