• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Em nota, CUT e CNTTL declaram apoio total à greve dos entregadores por aplicativo

Para a CUT, CNTTL e entidades do ramo, a greve expõe as condições desumanas de trabalho e demonstra a importância da organização desses trabalhadores para defender e lutar por direitos

Publicado: 01 Julho, 2020 - 17h15 | Última modificação: 01 Julho, 2020 - 17h40

Escrito por: CUT Nacional

Reprodução
notice

A Central Única dos Trabalhadores manifesta o mais irrestrito apoio e solidariedade à greve e às manifestações dos entregadores de alimentação por aplicativos nesta quarta-feira (1º). São milhões de trabalhadores e trabalhadoras que cumprem jornadas de trabalho de mais de 12 horas, de domingo a domingo, sem direitos, proteção social, em condições precárias e baixíssima remuneração.

Ao mesmo tempo em que corporações proprietárias dos aplicativos e plataformas digitais aumentam seus lucros de forma exponencial em função da pandemia, que gerou um aumento expressivo da demanda de pedidos de entrega, aumentam a exploração por meio da redução ou congelamento das remunerações, políticas de pontuação e bloqueios sem transparência e sem nenhuma responsabilização pelos equipamentos de trabalho e segurança utilizados por esses trabalhadores e trabalhadoras.

Essa greve, além de expor para o conjunto da sociedade essas condições desumanas, de extrema exploração e precarização a que estão submetidos esses trabalhadores, também demonstra a importância da organização dos trabalhadores e trabalhadoras para defender e lutar por seus direitos. Esse é o único caminho que pode frear a ganância dessas corporações e garantir direitos e criar as condições para a devida regulamentação para essa nova modalidade de trabalho.

São Paulo, 1º de julho de 2020.

Sérgio Nobre - Presidente Nacional da CUT

Eduardo Lírio Guterra - Presidente interino da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL/CUT) e presidente da Federação Nacional dos Portuários da CUT (FNP)

Sérgio Dias - Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil da CUT (FENTAC )

Jerônimo Miranda Neto - Preisdente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF )
 

Luiz Antônio Queiroz - Presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Transportes e Trânsito no Estado de São Paulo da CUT (FESTTT)

José Carlos da Silva - Presidente da Federação Nordeste dos Trabalhadores em Transportes e Trânsito (FENSTTT)

Nonato Alves - Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Motociclistas Profissionais e Autônomos (FENAMOTO)

Benedito Carlos dos Santos - Presidente da FENAMOTO -ESTADUAL