• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Dossiê contra o “Pacote do Veneno” será lançado neste sábado no Armazém do Campo SP

A publicação também traz a defesa do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA)

Publicado: 24 Setembro, 2021 - 10h40 | Última modificação: 24 Setembro, 2021 - 10h50

Escrito por: Redação BdF

Arquivo EBC
notice

Será lançado neste sábado (25), às 11h, no Armazém do Campo, em São Paulo, o “Dossiê contra o Pacote de Veneno e Pela Vida”, que revela as manobras do Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei (PL) nº 6.299, também conhecido como “Pacote do Veneno”. A proposta segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

O dossiê, publicado pela primeira vez em julho de 2018 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), também traz a defesa do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA).

Nesta edição, há um esforço colaborativo das editoras Expressão Popular, Hucitec, Abrasco e Rede Unida e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Instituto Ibirapitanga e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo Wanderlei Pignati, doutor e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e que faz a apresentação da publicação, o “dossiê expressa mais um importante estímulo aos movimentos em defesa da vida e contra o uso e abuso de agrotóxicos pelo agronegócio ecocida”.

A publicação “analisa e denuncia as propostas perversas do agronegócio e das indústrias agroquímicas e seus aliados no Executivo e Legislativo, no sentido de aumentarem ainda mais a venda e o uso de agrotóxicos, consequentemente, ampliando a intoxicação da vida (vegetal, animal e ambiental) no território brasileiro”.

O dossiê também faz parte da “Campanha Semeando Saberes e Sabores”, que busca promover o debate junto à sociedade sobre temas ligados à crise ambiental do ponto de vista dos movimentos e organizações da classe trabalhadora, com a proposição de medidas efetivas na defesa do meio ambiente.

O dossiê já está disponível para a pré-venda no site da Editora Expressão Popular. O lançamento contará com a participação de Thiago Mangini, da Expressão, Ademar Suptitz, da Rede Armazém do Campo, e uma representação da Campanha Contra os Agrotóxicos.

Serviço

Lançamento do “Dossiê contra o Pacote de Veneno e Pela Vida” e da Campanha Semeando Saberes e Sabores
Onde: Armazém do Campo SP (Alameda Eduardo Prado, 499)
Data: sábado, 25/09
Horário: 11h (Brasília)