Documentário resgata trajetória histórica da CUT no 1º de Maio
O vídeo aborda os trabalhadores e trabalhadoras em momentos importantes do Mundo e do Brasil. E destaca, também, o desempenho da CUT na mobilizações por melhores condições de vida no país
Publicado: 01 Maio, 2025 - 15h16 | Última modificação: 01 Maio, 2025 - 15h35
Escrito por: Redação CUT

Em homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o documentário “Dia do Trabalhador: 1º de Maio e sua história, ”, realizado pela Central Única dos Trabalhadores, lança um olhar histórico sobre a data, traçando uma linha do tempo que remonta ao século XIX e alcança as lutas contemporâneas por direitos e dignidade no trabalho.
Com pouco mais de seis minutos de duração, a produção destaca o protagonismo da classe trabalhadora nas conquistas sociais ao longo de mais de um século, com atenção especial ao papel desempenhado pela CUT na organização política e nas mobilizações por melhores condições de vida no Brasil.
A narrativa audiovisual articula marcos históricos nacionais e internacionais — das greves operárias do início da industrialização às lutas e reivindicações que marcaram a trajetória laboral do Brasil — reforçando o 1º de Maio como símbolo de resistência, unidade e transformação social.
O documentário busca despertar a reflexão sobre o sentido histórico do 1º de Maio e os desafios que seguem postos no mundo do trabalho.
Assista