Documentário "Doméstica" revela...
Estreia dia 21 de setembro, na Mostra Competitiva de Documentários do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Publicado: 17 Setembro, 2012 - 17h50
Escrito por: Divulgação
O documentário 'Doméstica' revela a complexidade da relação entre trabalho e afeto no cotidiano do emprego doméstico. No filme, que estreia no próximo dia 21 de setembro, na Mostra Competitiva do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, jovens de classe média portam câmeras digitais e registram o cotidiano de suas respectivas empregadas domésticas. A narrativa original e pulsante, realizada pelo diretor pernambucano Gabriel Mascaro, apresenta uma rede complexa de relações de poder, sentimentos e intimidade (em anexo, seguem release com mais detalhes e foto para divulgação).
Do mesmo diretor de 'Um Lugar ao Sol' e ‘Avenida Brasilia Formosa’ , o filme 'Doméstica' estreia no momento em que se encontra na pauta do Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 478, que pretende alterar o texto da Constituição Federal para equiparar os direitos das trabalhadoras domésticas aos direitos das outras categorias profissionais. Ainda hoje, no Brasil, as domésticas não possuem direitos trabalhistas básicos, tais como: Fundo de garantia por Tempo de Serviço (FGTS) obrigatório, jornada de trabalho regulamentada, seguro por acidente de trabalho, seguro desemprego, remuneração do trabalho noturno superior à do diurno, dentre outros.
Formada em sua grande maioria por mulheres – dados do IBGE revelam um total de 7 milhões de trabalhadoras domésticas – esta categoria profissional revela desigualdades históricas do país. Desigualdades de gênero, raça e classe. Por isso, a luta por direitos desta categoria profissional insere-se nas lutas contra a exploração do trabalho das mulheres, contra o racismo e contra a exploração capitalista do trabalho.
O documentário 'Doméstica' guarda um silêncio e espera um grito. A reação do público? Difícil prever.
SERVIÇO:
Doméstica, de Gabriel Mascaro I 75min, PE I estréia no 45o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Mostra Competitiva – Documentário
Data: Sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Hora: 19h
Locais de exibição:
Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro (Setor Cultural Norte, Via N2, Brasília/DF)
SESC Ceilândia – Teatro Newton Rossi (QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte/DF)
Teatro de Sobradinho (Quadra 12, AE 4, Sobradinho/DF)
SESC Taguatinga – Teatro Paulo Autran (CNB 12, AE 2/3, Taguatinga Norte/DF)
Teatro SESC Gama (Setor Leste Industrial, QI 1, Lote 620, Gama/DF)
DEBATE com o diretor Gabriel Mascaro e outros representantes dos filmes da Mostra Competitiva de Documentários exibidos na noite do dia 21/09/2012 no Teatro Nacional Claudio Santoro.
Data: 22 de setembro de 2012
Hora: 10h30
Local: Kubitschek Plaza Hotel - Salão Caxambu (SHN Quadra 2, Bloco A, Brasília/DF )
Entrada gratuita/Acesso livre