• Kwai
MENU

Direção do Ministério do...

Publicado: 14 Novembro, 2012 - 13h36

Escrito por: Sindsep-DF

A direção do Sindsep-DF se reuniu com a direção do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio (MDIC), no dia 1º de novembro, para tratar da jornada e das condições de trabalho dos servidores da Junta Comercial do DF (JCDF). A audiência foi com o secretário de Comércio e Serviço do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro da Silva; o chefe de gabinete da Secretaria, Laércio Roberto Lemos de Souza; o secretário-geral da JCDF, Luiz Fernando Pereira Figueiredo; e a consultoria Jurídica do órgão. Representando os servidores estavam o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a coordenadora da Seção Sindical na JCDF, Clarice Fernandes Birbaum, e demais membros; e o advogado do sindicato, Ulisses Borges.


A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também participou da reunião e relatou que a jornada de seis horas é muito mais produtiva e fez questão de ressaltar que se não fosse assim, os banqueiros não a teriam adotado. O advogado Ulisses Borges afirmou que a mudança estabelecida pela JCDF na jornada de trabalho, passando de seis para oito horas, depois de mais de 15 anos, sem uma nova lei é totalmente ilegal. A direção do Sindsep-DF espera que haja uma saída consensuada para que não seja necessário que a entidade tome outras medidas.


O secretário Humberto da Silva se comprometeu a estudar uma forma de retomar a jornada de seis horas na Junta, visto que a experiência de ampliação da carga horária trouxe muitos transtornos e que não aumentou a produtividade dos servidores. Ele ficou de dar um retorno ao sindicato esta semana. O secretário-geral da Junta, Luiz Fernando, confirmou que existe uma série de servidores doentes. Onde se conclui que é fruto da insatisfação e também de mudanças no ambiente de trabalho.