Dia Internacional da Igualdade
Equidade salarial é prioridade da CUT no centenário da Declaração Internacional das Mulheres; confira a programação nos Estados
Publicado: 01 Março, 2010 - 13h44


Há 100 anos, durante a 2.ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs a criação de um dia internacional da mulher.
A escolha do 8 de março ainda gera polêmica. Os registros históricos indicam que seria uma homenagem à iniciativa de operárias russas que nessa data realizaram uma greve contra a fome, a guerra e o czarismo. Porém, durante décadas a história de que a referência seria a morte, em 1857, de 100 tecelãs norte-americanas em greve pela redução da jornada de trabalho, vítimas de um incêndio criminoso, serviu como referência.
Seja qual for a motivação, a realidade é que mesmo após um século, a pauta de reivindicação das trabalhadoras ainda inclui direitos básicos. Mesmo com avanços nos últimos anos como a ampliação da licença maternidade para seis meses e o combate à violência doméstica por meio da criação da Lei Maria da Penha, ainda há discrepâncias especialmente em relação aos salários entre homens e mulheres. “O Brasil já ratificou a Convenção 100 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que trata de remuneração igual para trabalho de igual valor –, mas após a aprovação cada nação deve se adequar ao que dispõe a norma”, explica Rosane Silva, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
Como forma de contribuir para colocar a convenção em prática, a CUT iniciou um estudo nacional sobre as disparidades salariais entre os gêneros e até o final de 2010 apresentará o resultado, já com uma proposta de lei própria para o País.
Igualdade é prioridade para CUT

A mobilização ocorrerá em todos os continentes e no Brasil acontecerá entre os dias 8 e 18 de março. Com o tema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, a entidade feminista que conta com a participação da Central iniciará uma caminhada a partir de Campinas, no interior paulista, e seguirá até São Paulo defendendo bens comuns e serviços públicos, paz e desmilitarização, autonomia econômica e o fim da violência contra as mulheres.
A CUT reivindica ainda a ratificação da Convenção 156 da OIT (Organização Internacional do Trabalho)– atualmente aguardando votação na Câmara dos Deputados –, que determina a igualdade de tratamento e oportunidades para os trabalhadores dos dois sexos com responsabilidades familiares e a ampliação irrestrita das licenças maternidade e paternidade. “Apesar de 30% das famílias serem chefiadas por mulheres, o salário das trabalhadoras é considerado pelos patrões como uma ajuda no orçamento doméstico. Queremos que homens e mulheres tenham direito a se dedicar durante seis meses aos filhos recém-nascidos como forma de dividir as responsabilidades e também de acabar com o discurso de empregadores que justificam a não contratação de nossas companheiras devido ao período de licença”, explicou.
Como já há uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) no Congresso para ampliar a licença maternidade, a Central irá apresentar uma emenda que extenda a paternidade para os seis meses seguintes após o retorno da mulher ao mercado de trabalho.
Segundo destaca pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), divulgada em março de 2009, o rendimento médio por hora de trabalho das mulheres casadas com filhos é de R$ 5,89, contra R$ 6,91 daquelas sem filhos. A taxa de desemprego das que não possuem filhos (13,1%) também é menor do que a das que possuem (15,6%), comprovando a preferência dos empregadores por aquelas que não tenham de realizar a chamada dupla jornada.
Confira abaixo a programação:
3ªAção Internacional da Marcha Mundial de Mulheres - Brasil
De 8 a 18 de março
8/03(segunda) - Campinas
16h– Ato público no Largo do Rosário, Praça Central
Lançamentoda 3ª Ação Internacional da MMM, marcando os 100 anos do Dia Internacional deLuta das Mulheres.
Local:Ginásio Rogê Ferreira - Av. João Batista Morato do Canto Bairro s/n SãoBernardo (Próx. Hospital Mario Gatti).
09/03 (terça–feira) - Valinhos
Trabalhodoméstico e de cuidados: um debate sobre a sustentabilidade da vida humana,seguida de debate sobre a história da Marcha Mundial das Mulheres e suas lutas.
Local:Parque do Figo (Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini) Rua Dom João VI, s/nº- Jardim Planalto.
10/03(quarta-feira) – Vinhedo: Painéis temáticos sobre
EconomiaSolidária e Feminista; Saúde damulher e práticas populares de cuidado; Sexualidade,autonomia e liberdade; Educaçãonão sexista e não racista; Mulheresnegras e a luta anti-racista; Mulheresindígenas; A mídiacontra-hegemônica e a luta feminista;Amercantilização do corpo e da vida das mulheres; Prostituição; Mulheres, artee cultura.Local:Parque Jayme Ferragut - Estrada da Boiada, s/n;
11/03(quinta–feira) – Louveira: Trabalho das mulheres e autonomia econômica, com apresença de Helena Hirata. Local: Área de Lazer do Trabalhador (Parque daUva) Rodovia Romildo Prado, km 1 F: 19- 38781357
12/03 (sexta–feira) – Jundiaí: Soberania Alimentar, justiça ambiental eluta por território. Centro Educacional Aramis Poli - R. Benedito deGodoy Ferraz, 508
13/03(sábado) – Várzea Paulista: Ato público com lançamento de livro sobre ohistórico do 8 de março, debate sobre o histórico do movimento feminista e showcultural. Local: Av. Projetada ao lado do Espaço Cidadania e da Prefeitura.
14/03 (domingo) - Cajamar:A luta contra a violência sexista
Local:Rodovia Anhanguera, Km 46,5. Caixa Postal, 530. Capital Ville. Jordanésia –Cajamar/SP (11) 4898.0003
15/03(segunda–feira) – Jordanésia: Maternidade como decisão e não comodestino: debate sobre nossas experiências.Local: Rua Vereador Joaquim Barbosa,827 – Cajamar/ SP - Fone: 4447-4550.
16/03(terça–feira) - Perus: Paz e desmilitarização; debate sobre a luta pelatransformação da sociedade com Aleida Guevara, lutadora cubana, filha de CheGuevara. Local: Rod. Anhanguera, Km 25,5 s/n - São Paulo – F: 11-3916.6200/ 3911.0191
17/03(quarta–feira) - Osasco: Integração dos povos como alternativa e o papel doEstado. Local: Sindmetal – Rua Luiz Rink, 501 - Rochdale - Osasco - SP -Tel./Fax: 3686-7401
18/03(quinta–feira) - São Paulo: Encerramento com ato público. Local:Estádio Pacaembu – Rua Capivari, 213
Programaçãocultural: ao longo dos dias, articuladas às atividades de formação, haveráexibição de filmes, música, poesia, teatro e apresentações culturais dosestados.
Ceará
De1 a 8 de março,100 anos de lutas pelos Direitos das Mulheres – Mulheres de Quixadá, Presentes
1a 5 de março
Emissãode CPF – 1ª via para as mulheres a partir de 16anos de idade, sem cobrança dataxa - durante o expediente da Caixa – 10h às 15h Caixa EconômicaFederal
1a 5 de março
Saúdeno Centenário do 8 de Março
MobilizaçãoPopular em Saúde / NUPREV
1a 8 de março
SDSno Centenário do 8 de Março
1de março
AudiênciaPública – Criação de um Órgão Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres -FORTALEZA
2de março
Visitainstitucional a Maternidade Jesus, Maria e José
Visitainstitucional a Mississipi
Planejamentodo Programa de Radio
3de março
Participaçãono Programa de Radio do Distrito Educacional Campo Velho, Rádio FM Central
CortejoTeatral na Feira dos Animais
4de março
AudiênciaPública – Assédio Moral nos locais de trabalho – Câmara Municipal de Quixadá
5de março
Rodade Conversa com as mulheres de Ibicuitinga
Rodade Conversa no Distrito Educacional Campo Velho
Rodade Conversa com as(os) alunas(os) da Escola Cesar Cals e escola Benigno Bezerra
6 de março
Rodade Conversa no Distrito Educacional de Tapuiará
Sessãode Cinema - Cine Clube Mestre Adolfo
7de março
PasseioCiclístico
Panfletagemno Cedro
8de março
Alvoradado Centenário com bateria de fogos
Momentode Acolhida dando visibilidade a data nos Locais de Trabalho
FeiraCultura e Social – Praça José Linhares da Páscoa (Pça da Catedral) – 8h às 12h
Programação
• Exposição de Trabalhos das Escolas
• Comercialização dos Grupos Produtivos
• Serviços de Saúde da Mulher
• Serviço de Proteção e Promoção para as Mulheres
• Painel
• Emissão de CPF
Pintandono Centenário do 8 de março
Emissãode CPF – 1ª via para as mulheres a partir de 16anos de idade, sem cobrança dataxa Caixa Econômica Federal
Noitedo Centenário– Praça José de Barros, a partir das 19h
Programação
• Abertura da Exposição de Fotografia ao som da Banda de Musica
• Apresentações Culturais
• Premiação do Torneio Esportivo Feminino
• Ato Político
• Vozes Femininas
10de março
Rodade Conversa no Centro de Referência Especializado da Assistência Social
12 de março
Rodade Conversa na Escola Gonzaga Mota
Semanada Mulher da Escola Gonzaga Mota – Coisas de Mulheres
De08 a 12/03
13 de março
Rodade Conversa na Escola Martins Rodrigues
Semanada Mulher da Escola Martins Rodrigues – Do Luto a Luta
De08 a 13/03
Doaçãode Sangue no HEMOCE – As Mulheres de Quixadá doam o Sangue por Uma QuixadáMelhor
Rodade Conversa na Mississipi
Semanada Mulher da Fabrica de Calçado Mississipi
Dia05 de março, das 8h às 16h
Local:Auditório da Fetraece (Rua Visconde do Rio Branco, nº2198, Joaquim Távora)
SeminárioFeminismo, Democracia e Igualdade no Trabalho”
Porcreches públicas e de qualidade; Igualdade salarial entre homens e mulheres;alteração do artigo 7º da Constituição Federal para que haja equiparação dosdireitos das domésticas com os demais trabalhadores e trabalhadoras;ratificação da Convenção 156 da OIT; acesso das trabalhadoras rurais à terra,crédito e políticas públicas universais; legalização do aborto; maiorparticipação da mulher na política; fim da violência contra as mulheres.
Asinscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 03 de março na sede daCUT Ceará por Fax ou telefone. O Seminário conta com o apoio do Sindicato dosBancários, Fetamce, Fetraece, Sindbeleza, Sindicato dos Servidores PúblicosMunicipais de Barreira e Acarape, ADS, Sindsef, Fórum Cearense de Mulheres,Negif/UFC, Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.
Programação
08h – Café da manhã
08h30min – Acolhida: umtoque de beleza
09h30min – Mesa de abertura
CarmemSilvia Santiago (SEMT/CUT-CE)
Jerônimodo Nascimento (Presidente da CUT-Ceará)
Representantesda Fetamce, Fetrace, Fetraece, Confetam.
EntidadesConvidadas
09h50min – Mesa 01: Ofeminismo e organização política das Mulheres
Expositora:Profª Dra. Gema Galgani (Departamento de Economia Doméstica da UFC, ProgramaResidência Agrária Núcleo UFC
Debatedora:Sheila Nogueira (FCM)
Coordenação:Ozaneide de Paula (Fetamce)
11h15min – Mesa 02:Organização das Mulheres no Mundo do Trabalho
Expositora:Rosane Silva , Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT
Debatedora:Carmem Silvia Santiago (SEMT/CUT-CE)
Coordenação:Liduína Marques (Fetrace)
12h30min – Almoço.
14h – Mesa 03: Mulher,Poder, Participação e Democracia
Expositora:Deputada estadual Rachel Marques (vice-presidente da Comissão de DireitosHumanos e Cidadania da Assembléia Legislativa).
Debatedora:Rosane Silva (Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT)
Coordenação:Maria Soares Bezerra Nogueira (Fetraece)
15h20min – Apresentação daCampanha pela Ratificação da Convenção 156 da OIT
16h – Encerramento
Dia8 de março, às 15h
Passeatapelo centro de Fortaleza. Concentração em frente ao Bradesco da Rua Barão doRio Branco (Peixinhos)
Às18h
Local:Sindicato dos Comerciários de Fortaleza - Av. Tristão Gonçalves, N.º 803,Centro - Fortaleza – CE
Palestrasobre assédio moral com Eugênia do Nascimento, diretora do Sindicato dosComerciários de Fortaleza e militante do movimento de mulheres
Palestrasobre as leis que abordam o assédio moral com o advogado Dr. Felipe Accioly
Relançamentoda cartilha sobre assédio moral do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza
Dia9 de março, às 19h
Palestrasobre a história do 8 de março e a luta das mulheres com a professora ehistoriadora Adelaide Gonçalves
Distrito Federal
Dia03/03, 16h
Cirandade Mulheres na Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios. Atividadeorganizada pela Secretaria de Mulheres da CUT/DF, SINPRO/DF e Marcha Mundialdas Mulheres;
Dias05 e 06/03, de 8 às 18h
Cursode Oratória Sindical para Mulheres. Atividade organizada pela CUT/DF comparticipação dos Sindicatos Filiados. Inscrições prévias.
Informaçõespelo site www.cutdf.org.br . Local: Auditório da CUT/DF;
De8 a 18/03
Participaçãona III Ação da Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo.
Delegaçãodo DF organizada pela Marcha Mundial das Mulheres com apoio da CUT/DF.Participação de representantes dos Sindicatos CUTistas;
Dia20/03, das 9h às 18h
EncontroRegional de Mulheres Trabalhadoras para discutir a Participação Política dasMulheres e a Plataforma da Classe Trabalhadora para as eleições de 2010. Local:SINPRO/DF.
Espírito Santo
Dia5 de março
OSintraconst realizará em auditório da entidade uma atividade para homenagear asmulheres da construção. Serão palestrantes, Ivone Vila Nova e Viviane GalvãoGuedes.
Mato Grosso do Sul
Dia2 de março, às 18h30
Lançamentodo abaixo-assinado pela ratificação da Convenção 156 da OIT pelo poderExecutivo e o Congresso Nacional
Local:Associação de Moradores da Moreninha II – Campo Grande/MS
Tema:100 anos – Dia Internacional da Mulher/Avanços e Desafios
Palestrantes:Maria Rosana e Dona Gilda Maria
Dia3 de março, às 18h30
Local:Casa Eunice – Pastoral da Criança (Rua Seiko Yanamine, 271 – Parque do Sol –Campo Grande/MS)
Tema:100 anos – Dia Internacional da Mulher/Avanços e Desafios
Palestrantes:Ethel e Dona Gilda Maria
Dia4 de março, às 18h30
Local:Casa Olinda (Rua Rosa Abussaf dos Santos, q8, lote 38 – Caiobá – CampoGrande/MS)
Tema:100 anos – Dia Internacional da Mulher/Avanços e Desafios
Palestrantes:Marlene Ricardi e Dona Gilda Maria
Maisinformações:
(67)3325 9406 – 8116 2020 – 8443 1111
Paraíba
Dia1 de março, às 18h
Tema:Igualdade de Oportunidade na Vida no Trabalho e no Movimento Sindical
Palestrantes:Cícera Isabel (secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB) e Eurides Ferreirade Almeida (Sintesp)
Local:Sindicato dos Comerciários
(Av.General Osório, 199, Centro)
Dia2 de março, às 18h
Tema:Assédio Moral
Palestrante:Joseane da Silva Guedes (Sindicato dos Bancários)
Local:Sindicato dos Comerciários
Dia3 de março, às 18h
Tema:Violência Contra a Mulher
Palestrante:Walquíria Alencar (Centro da Mulher 8 de Março)
Local:Sindicato dos Comerciários
Dia4 de março, às 18h
Tema:Políticas Públicas para as Mulheres: avanços para as trabalhadoras
Palestrantes:Rosane Silva (Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional),Douracy Vieira dos Santos (gerente do Programa Estadual de Políticas paraMulheres) e Nésia Gomes Toné (coordenadora de Políticas Públicas para Mulheresda Prefeitura de João Pessoa)
Local:SINTTEL
(RuaRodrigues de Aquino, 290, Centro)
Dia5 de março
Baile“Tirando as Máscaras”, com Banda R2
Local: Sindicato dos Bancários
(Av.Beira Rio, 3100, Tambauzinho)
Dia8 de março
9h00- Manifestação na Praça dos Três Poderes
16h00- Entrega da Carta das Mulheres à OAB, Ministério Público Federal e Tribunal deJustiça
Dia11 de março
SessãoEspecial (propositura da vereadora Sandra Marrocos)
CâmaraMunicipal de João Pessoa
Paraná
Dia8 de março, às 12h
Local:Ato na Central de Atendimento do Banco do Brasil, em São José dos Pinhais, comdistribuição da cartilha da Lei Maria da Penha
Rio de Janeiro
Dia8 de março, das 10h às 14h
Local:Largo da Carioca
Levaremosnossas tendas, faixas, bandeiras, camisetas e o nosso panfleto unificado queserá distribuído a população.
Levaremoso nosso grito de luta, nossa força e consciência política para falar bemalto sobre esses 100 anos de conquistas e lutas e lutas que são feitas todos osdias.
Apartir das 14h
Prestaçãode contas da SPM - Sec Esp Políticas p/Mulheres
Local: Estação da Leopoldina
De8 a 12 de março– Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro
Local:Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Presidente Vargas, 502/21.º Andar)
Dia8– Ato público do Dia Internacional da Mulher
Dia9– Distribuição do brinde em homenagem ao Dia da Mulher
Dia10– Debate: A mulher e a relação com o corpo, com a Dra. Flávia Vasques e aantropóloga Hilaine Yaccoub, às 18h
Dia11– Painel: amamentação e ampliação da licença maternidade, com o Dr. MarcusRenato de Carvalho, às 18h
Dia12– Botequim bancário da mulher trabalhadora. Nilze Carvalho e o grupo NegrasRaízes, às 19h
Roraima
DiaInternacional da Mulher com atividades organizadas por CUT-RR e Venezuela
DiaInternacional da Mullher, marcha sem fronteira, 7 e 8 de março
SantaElena de Uairén – San Sabana – Venezuela
Dia7– Encontro Sem Fronteiras da Mulher
Local:Parque Serial
Manhã
8h– Abertura
Atividadecultural com apresentações artítistica de Brasil e Venezuela
9h– Relato das experências pessoais sobre a violencia doméstica por mulheres doBrasil e da Venezuela
10h30– Intervalo
11h– Fórum sobre tráfico de mulheres, homens e crianças e direitos humanos
Tarde
12h30– Almoço
14h– Economia solidária e desenvolvimento sustentável a partir da mulher
Exposiçãode organismos de financiamento e microeconomía ou economía alternativa e solidária;intercâmbio de experiências
Entregade Proyectos a la Alcaldía y otros organismos de financiamiento
15h30– Intervalo
Mesade trabalho e debate para construção coletiva de carta pública do evento
Unificaçãode criterios e recolhimento de assinaturas para integrar o conteúdo da carta
17h– Evento cultural
Dia 8 – Marcha sem frontera
Lugarde saída – La Frente a Duty Free
Lugarde chegada – Praça Bolívar
8h– Saída da Marcha
10h– Chegada a Praça Bolívar
Intalaçãode sessão da Câmara
Discursodas oradora da Ordem (Brasil – Venezuela)
Tributoa Ordem Dia Internacional da Mulher em memoria a Reilna Rodríguez, Fundador daRede de Mulheres no Município
Eventocultural
Despedida
São Paulo
Dia1 de março, às 14h
Auditórioda CUT (Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo)
PainelDesigualdade de gênero e aula inaugural do Curso de Promotoras LegaisPopulares, com Luana Simões Pinheiro (assessora da Subsecretaria dePlanejamento e representante da Ministra da Secretaria Especial de Políticaspara as Mulheres, Nilcéia Freire)
Maisinformações: (11) 2108 9169 – e-mail: semt@cutsp.org.br
Dia7 de março, a partir das 9h
CUTCidadã-Mulher “100 anos de lutas por igualdade”
Data:7 de março (domingo)
Local:Parque Linear Capivari, localizado na Av. dos Amoreiras 7000, emCampinas.
Horário:9h às 18h
Entrada:gratuita
Asmoradoras de Campinas e família vão desfrutar mais de 23 serviços sociais erecreativos gratuitos, que serão divididos em tendas como: emissão dedocumentos (primeira via da carteira de identidade e da carteira de trabalho) eorientações sobre aposentadoria, direitos, para adquirir a 2ª via das certidõesde nascimento, casamento, óbito e encaminhamento para o casamento civilgratuito.
Dia7 de março, às 9h
Encontroda Mulher Comerciária de Osasco e Região
Local:Secor Clube
Endereço:Rua Laura Josefa dos Santos nº 400 Parque Jandaia / Cid.Carapicuíba(próximo ao heliporto, saída do Rodoanel).
Haverátambém um torneio de futebol feminino
Maisinformações:
ANAMARIA
DIRETORASECOR
COORDENADORACUT OSASCO E REGIÃO
(11)3685-0355 - (11) 3682-0266 - (11) 9573-1657
Dia8 de março, às 10h30
Atoem celebração ao Dia Internacional da Mulher
"100anos de 8 de março: mulheres em luta por autonomia, igualdade e direitos"
Aindahá por que lutar!
Local:Praça do Patriarca - Centro - São Paulo
Maisinformações para a imprensa:
SOF– (11) 3819-3876 (das 09h00 às 18h00)
Dia8 de março, às 19h
Palestra:“Mulher: Força, Beleza e Busca de Equilíbrio”
Sededo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté
Palestrantes:Professora Carmen Silvia Candido Pedroso Bastos, mestre em Comunicação Socialpela UNIP, pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo CentroUniversitário Senac – Campus Campos do Jordão, docente de ensino superior noCentro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão desde 1998 e organizadorade eventos.
Dia13 de março, às 10h
PalestraViolência, Assédio Moral e Saúde da Mulher
Sededo Sindicato dos Vidreiros de São Paulo
Maisinformações:
MarilzaTenório (Secretaria Jurídica - Sindicato dos Vidreiros/SP)
e-mail:juridicovidreiros@terra.com.br
Fone:(11) 3228-3088 - (11) 8070-0758
Alagoas
Programação unificada lembra 100 anos dodia internacional da mulher
Programação:
08/03
07:00h - Café-da-manhã com as jornalistas –Restaurante A comadre
08:00h - Café-da-manhã das trabalhadoras daeducação na porta da Secretaria Estadual de Educação e Esporte
10:00h - Encontro de MulheresBancarias-“Participação Política na Luta da Classe trabalhadora Bancária” -Auditório da Superintendência do Banco do Brasil
14:00h - Ato Unificado do dia Internacionalda Mulher (Apresentações culturais, cantoras da terra, batucada etc.) -Calçadão do Comércio
09/03
Alagoasrecebe a visita da Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional - RosaneSilva
08:00h - Seminário Nacional da MulherUrbanitária -Igualdade no Trabalho - Hotel Atlantic (Av. Álvaro Otacilio, 4065,Praia de Jatiúca)
10/03
08:00h
* Apresentação e debate sobre oDocumentário “O Aborto de todos Nós”, com a Comunidade de Mulheres doJacintinho - Posto de Saúde Valdomiro Alencar (Jacintinho)
* Apresentação do teatro do Oprimido eexposição de fotografias de mulheres (Cine Sesi)
17/03
Cinema com debate - Auditório do Sindicatodos Bancários
18/03
Grande Marcha das Mulheres trabalhadoras emMaceió - Saindo da Praça Sinimbu
20/03
15:00h - Encontro de Mulheres da Vilade Jaraguá
27/03
Atividade com Mulheres Trabalhadoras Ruraise Pescadoras em Maragogi.