Dia do Idoso: terceira idade preocupada com a saúde
Publicado: 01 Outubro, 2008 - 15h58
Escrito por: CUT/PE
Centenas de idosos compareceram na manhã desta quarta-feira na Praça do Carmo, em Olinda, para participar da comemoração do Dia Nacional do Idoso. Ao ar livre, eles tiveram aulas de ginástica, dança e tai chi chuan. Além disso, eles puderam aferir a pressão e medir a glicose. A programação segue até a próxima sexta-feira.
Aos 64 anos, a aposentada Alice Domingos disse que se exercita todos os dias. “Nós estamos mais preocupados com a nossa saúde. É por isso que estamos vivendo mais”, afirmou. Do outro lado da praça, um senhor chamava atenção pela sua desenvoltura. Ao som de Ivete Sangalo, o aposentado Amadeu Duarte, 81 anos, mostrava que ainda tem energia. “Quero chegar até os cem anos”, contou.
De acordo com a secretaria de saúde de Olinda, o município tem uma população de 36 mil idosos. “Queremos conscientizá-los de que a saúde é o mais importante. Como eles estão com a expectativa de vida maior, procuramos oferecer atividades culturais, trazer orientações sobre a violência contra o idoso e também sobre sexo”, explicou Ângela Marcondes, coordenadora de saúde do idoso de Olinda.
Programação – Até sexta-feira (03), na praça do Carmo e em Guadalupe, em Olinda, vão ser oferecidas aulas de dança, ginástica e tai chi chuan.
Nesta quarta, a Secretaria de Turismo do Recife vai levar os idosos para um passeio pelos pontos turísticos da cidade. O grupo se concentra no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Cais do Apolo, com destino à Casa José Mariano. Todos seguirão em um ônibus do receptivo da Secretaria de Turismo.
Já o Centro de Qualificação Profissional São José, em Santo Amaro, promove na próxima sexta-feira (03), durante todo o dia, a Ação de Cidadania. Vão ser oferecidas oficinas e palestras destinadas a idosos das comunidades próximas ao bairro de Santo Amaro. A atividade irá acontecer no próprio Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.