• Kwai
MENU

CUT Vale do Paraíba: nova sede será...

Nova sede, que será inaugurada na sexta (21), fortalecerá a luta dos trabalhadores na região

Publicado: 19 Junho, 2013 - 11h00

Escrito por: CUT-SP

Nesta sexta-feira, 21 de junho, a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo vai inaugurar a sua Subsede Vale do Paraíba, na cidade de São José dos Campos. A unidade está sendo transferida de Taubaté, onde ficou por 16 anos.

A atividade vai ocorrer a partir das 17h, à Rua Coronel José Monteiro, nº 758, no centro da cidade. De acordo com a direção da CUT São Paulo, a transferência de local pretende expandir o projeto sindical da entidade na região, por sua relevância econômica, política e social para o Brasil e, especificamente, para o estado de São Paulo.

A decisão foi estabelecida no 13º Congresso Estadual da Central (CECUT), em 2012. A nova sede visa fortalecer a luta dos trabalhadores no Vale do Paraíba, a partir de princípios e compromissos que são intrínsecos à CUT como liberdade e a autonomia sindical, organização no local de trabalho, eleições democráticas, fim do imposto sindical, valorização do salário mínimo e dos trabalhadores (as).

O Vale do Paraíba e Litoral Norte destacam-se pela localização privilegiada, no eixo Rio-São Paulo, e se notabilizaram ao longo dos últimos anos como polos estratégicos. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Vale do Paraíba possui 12.806 estabelecimentos comerciais, 12.110 unidades de serviço e 3.659 unidades industriais.

A região que é formada por 39 municípios, concentra 4,9% do PIB estadual e, de acordo com o último Censo do IBGE, existem 2,3 milhões de habitantes, o que corresponde a 5,37% da população do estado de São Paulo.

Reconhecimento- Durante a inauguração da Subsede Vale do Paraíba, 33 trabalhadores serão homenageados pela Central, por causa da atuação que tiveram em abril de 1985, na greve geral que paralisou empresas como General Motors, Embraer e Volks na região. Eles atuavam na GM e a ação atingiu cerca de 50 mil metalúrgicos. Depois da greve, sofreram perseguições e foram demitidos e, após 23 anos, em 2008, receberam anistia, indenização e pagamento vitalício de um valor mensal. Estes anistiados são trabalhadores cutistas que foram protagonistas e representam a luta do movimento sindical no Vale.

Serviço
Lançamento da Subsede Vale do Paraíba em São José dos Campos
Dia/Hora: 21/06/2013, a partir das 17h

Local: Rua Coronel José Monteiro, nº 758 - Centro de São José dos Campos           

Para confirmar presença: valedoparaiba@cutsp.org.br - Informações: (12) 3913 1367