CUT-SP retoma sindicato dos servidores em Franca
Publicado: 16 Maio, 2013 - 09h59
Escrito por: Vanessa Ramos/CUT-SP
O movimento cutista comemora com os trabalhadores a conquista do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Franca (SSEPMFR). Na eleição ocorrida nos dias 6, 7 e 8 de maio, a Chapa 2 Cutista - “Mudar para Melhorar” venceu com 74% dos votos válidos.
A nova diretoria assinará a ata de posse nesta quinta-feira (16) e o ato solene da posse ocorrerá no dia 29 deste mês.
Segundo o presidente eleito, Luiz Fernando Nascimento, a vitória representa avanços políticos e a retomada de credibilidade. “Os trabalhadores não acreditavam mais no sindicato e no grupo que estava dirigindo. Há pelo menos três anos, o funcionalismo está desamparado, sem motivação para travar lutas na região”.
Para o secretário de Política Sindical da CUT-SP, Marcelo Fiorio, essa posse significa uma grande conquista para categoria. “Os trabalhadores vão, a partir de agora, colocar o sindicato nos trilhos. Ter de volta o sindicato significa reanimar a luta e o debate de ideias”.
Para a presidenta da Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo (Fetam), Paula Leite, os 529 votos favoráveis à chapa cutista demonstram que a categoria estava há muito tempo insatisfeita. “A nossa vitória é reflexo da nossa constante preocupação em informar a categoria sobre a situação e conjuntura atual”, ressalta.
De acordo com Nascimento, entre as principais bandeiras do sindicato estará o reajuste salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), há oito anos defasados. “Vamos iniciar estudos nos próximos seis meses para projetar um reajuste melhor para os servidores em 2014”, afirma.
Na opinião de Paula, é um ganho político e sindical que abre maiores possibilidades de conquista. “Temos agora plenas condições de avançar na luta para conquistar outros sindicatos. Esta vitória vai fortalecer a luta dos servidores municipais no Estado”, diz.
Com as cidades de Cristais Paulista, Pedregulho, Itirapuã e Patrocínio Paulista, que fazem parte da extensão de base, o sindicato ampliará sua atuação no embate pelos direitos da categoria.
Na área da educação, o presidente eleito - que é servidor público há 25 anos no setor - afirma que o plano de carreira do magistério é uma das prioridades. “Há oito anos os tucanos não negociam com os professores”, explica.
Cerca de mil servidores públicos são filiados ao sindicato.
Trajetória de luta
O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Franca (SSEPMFR) foi constituído em 1988. A CUT acompanhou a entidade desde o seu nascimento.
Em novembro de 2011, ocorreu a abertura para uma nova eleição. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu o 1º pleito, em que não houve quórum. A segunda chamada para o processo eleitoral se deu em janeiro de 2012, mas houve fraude da chapa contrária à CUT, sentenciada pela juíza Ana Maria Garcia, cujo processo foi o de nº387/76 de 2012.
Em fevereiro de 2013, a juíza que reconheceu a denúncia cutista nomeou um interventor e um oficial de Justiça, destituindo o então presidente ligado à Nova Central, José Nhozinho Sales Ramos, o Paraná.
Nos dias 6, 7 e 8 de maio a CUT venceu as eleições com a maioria dos votos.