• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT se reúne em Genebra com o diretor-geral da OIT

Lisboa e Guy Rider debateram sobre conjuntura política e econômica

Publicado: 06 Novembro, 2015 - 13h33 | Última modificação: 06 Novembro, 2015 - 14h06

Escrito por: Leonardo Severo

OIT
notice
Antonio Lisboa (CUT) e Guy Rider (OIT): diálogo frutífero

O secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antonio Lisboa, se reuniu nesta sexta-feira em Genebra, na Suíça, com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Rider.

“Além de dialogarmos sobre a situação política e econômica do Brasil e da América Latina, o encontro debateu sobre a criação de uma comissão de alto nível, formada por acadêmicos reconhecidos em nível internacional, para elaborar estudos e propostas sobre o Futuro do Trabalho”, relatou Lisboa. De acordo com o dirigente cutista, o diretor-geral da OIT pretende indicar essa comissão em 2017 para que os resultados do trabalho sejam apresentados em 2019, quando das comemorações do centenário da instituição.

“Apresentei a Guy Rider o pleito de que o Brasil possa indicar um acadêmico, especialista no tema, para compor a comissão. A proposta foi muito bem recebida”, destacou Lisboa.

A conversa envolveu também o problema dos trabalhadores dos transportes da Linha 49 em Assunção, capital do Paraguai, duramente reprimidos pelo governo de Horacio Cartes. "Os companheiros ficaram mais de 120 dias crucificados em frente ao Ministério do Trabalho sem que ninguém se dignasse a recebê-los. Foram perseguidos e demitidos pelo dono da empresa pelo simples fato de tentar formar um Sindicato e isso é inadmissível", sublinhou o dirigente cutista. Segundo Lisboa, o diretor-geral da OIT afirmou que já sabia da denúncia e que irá interceder junto ao governo paraguaio para que a injustiça não prevaleça.