• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-RS lança campanha de apoio a candidaturas de sindicalistas nas eleições

O objetivo da CUT-RS é incentivar os dirigentes sindicais a participar ativamente das campanhas e esclarecer os trabalhadores sobre o que está em jogo nesta conjuntura que atravessamos

Publicado: 19 Outubro, 2020 - 13h56 | Última modificação: 19 Outubro, 2020 - 14h07

Escrito por: CUT - RS

Reprodução
notice

A CUT-RS lançou na manhã deste sábado (17) uma campanha de apoio a candidaturas de sindicalistas às eleições municipais de 2020. Segundo levantamento, são 127 homens e mulheres que fazem parte do movimento sindical, se licenciaram e estão concorrendo para prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 70 municípios do Rio Grande do Sul.

Clique aqui para acessar o PDF com as candidaturas de sindicalistas no RS.

A votação está marcada para o próximo dia 15 de novembro, após ter sido adiada pelo Congresso Nacional em razão da pandemia de Covid-19.

O objetivo da CUT-RS é incentivar os dirigentes sindicais a participar ativamente das campanhas e esclarecer os trabalhadores sobre o que está em jogo nesta conjuntura que atravessamos. O primeiro vídeo apresenta 10 dicas para ampliar o engajamento dos sindicalistas. Outros materiais serão produzidos para dialogar com a sociedade.

Mais do que ocupar espaços em prefeituras e câmaras municipais

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, a importância dessas candidaturas vai além da simples ocupação de espaços em prefeituras e câmaras municipais, pois representam a possibilidade do fortalecimento das lutas dos trabalhadores.

“Precisamos de gente que coloque a sua experiência na luta pelos direitos à disposição de toda a sociedade. Para isso, temos que ocupar também os espaços institucionais. É uma forma de darmos um passo adiante na nossa pauta de reivindicação pelos direitos. Mas isto por si não significa nada sem uma rede de suporte, com apoiadores que ajudem a construir os mandatos”, ressalta Amarildo.

“Era verdade o que dizíamos nas primeiras eleições democráticas, ainda na década de 1980: trabalhador tem que votar é em trabalhador”, recorda o dirigente sindical.

Eleger candidaturas que representem a classe trabalhadora

A secretária-geral da CUT-RS, Cleonice Back, salienta a necessidade de envolvimento do movimento sindical nas eleições. “Quem trabalha e produz neste país precisa se convencer da importância de elegermos candidatos que representem os reais interesses da classe trabalhadora”, defende. 

Segundo ela, “uma das formas de derrotarmos o conservadorismo neoliberal e o fascismo autoritário, que estamos enfrentando com muita luta e dignidade, é com a eleição de gente que entende como é a vida de quem acorda cedo para trabalhar e garantir o sustento da sua família. As candidaturas de sindicalistas que apoiamos são de pessoas que têm esse perfil e podem fazer a diferença dentro das câmaras de vereadores e das prefeituras”.

Assista ao vídeo aqui.