CUT realiza conferência para debater propostas a serem enviadas à 6ª CONADIPI
Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas chama o público para participar de conferência com o tema “Envelhecimento com dignidade, democracia, políticas públicas e participação social”
Publicado: 06 Agosto, 2025 - 09h30 | Última modificação: 06 Agosto, 2025 - 09h52
Escrito por: Rosely Rocha

O Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e segundo uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano passado, este número pode chegar a 75,3 milhões de pessoas idosos em 2070, quando os representantes desta faixa etária chegaram a ser 37,8% do total da população.
Diante deste envelhecimento da população é preciso que o país se prepare para enfrentar a necessidade de políticas públicas para esta faixa etária e este debate será levado à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI): “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, que será realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa/Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, em dezembro deste ano.
Porém, antes da realização da CONADIPI, estão previstas etapas nos planos municipal, estadual / distrital e Conferências Livres, e a CUT Nacional por meio da Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas participará dessa construção, realizando nos próximos dias 12 (terça), das 16h às 18h e 13 (quarta), das 9h às 13h, a Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa: “Envelhecimento com dignidade, democracia, políticas públicas e participação social”, no formato híbrido (presencial e online). Veja abaixo como participar.
O secretário Ari Aloraldo do Nascimento da Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas da CUT reforça que esse debate é uma forma também de visibilidade ao tema dentro das entidades sindicais, que, segundo ele, pouco falam sobre a questão dos trabalhadores e trabalhadoras idosas.
“Este é um debate que a gente quer fazer para que as pessoas caiam na realidade de que a população brasileira, de fato, está envelhecendo muito rapidamente, e a gente precisa, enquanto central sindical do tamanho que é a CUT, ter propostas, ter política para as pessoas que estão nos anos 60 mais”, diz Ari.
Ele cita entre os atuais problemas dos idosos o etarismo no ambiente de trabalho que discrimina os trabalhadores que estão nessa faixa etária e a questão familiar.
“O mais doloroso é a violência que começa dentro da própria casa, não apenas a física, mas a exploração econômica, patrimonial, com filhos e netos fazendo empréstimos financeiros em nome de seus pais e avós para despesas que que não são necessárias para a pessoa idosa”, diz.
Sobre o mercado de trabalho Ari Aloraldo reforça que nem todo idoso é um aposentado, e é preciso que o mercado de trabalho se abra para as pessoas idosas.
“Estamos com um coletivo bem estruturado, bem organizado, e esses e outros assuntos a gente já vem debatendo e vamos aprofundar agora no dia 12 e 13 e esperamos contar com um bom público interessado nessas atividades”, conclui.
Como participar?
Dado seu formato híbrido (presencial e on-line), a Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas convida e orienta:
As pessoas que estiverem em São Paulo e quiserem participar presencialmente, podem fazê-lo, observado o limite de público do auditório (100 pessoas).
Endereço: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), na Rua Libero Badaró, 158, centro de São Paulo.
As pessoas que estiverem fora de São Paulo poderão participar à distância de duas formas:
1- Organização de grupos presenciais (seja em sindicatos, federações, confederações, coletivos, associações, etc.), para participarem on-line, através de link. Importante que, mesmo nesta modalidade, cada participante faça sua inscrição individualmente via formulário acima para cadastramento e recebimento de comunicações da Secretaria.
2- Individualmente, on-line, a partir de onde estiverem, igualmente através de link, que será remetido, a partir também da inscrição pelo formulário, pela Secretaria Nacional das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.
Como se inscrever
Preencha formulário de inscrição no link abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCZ9Myl3E8eDplqz5j8uUtVmvgwUFZkLjD2aw7GfP1CznVcw/viewform
Lembrete: importante que os dados inseridos estejam corretos.
Os eixos temáticos da CONADIPI
Na 6ª CONADIPI serão discutidas e encaminhadas propostas atinentes a temas relevantes à pessoa idosa, consubstanciadas em 05 eixos temáticos, a saber:
Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Vide Site da 6ª CONADIPI: https://6conadipi.mdh.gov.br/