• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT promove oficina sobre futuro do trabalho no Fórum Social Mundial, nesta segunda

A oficina virtual sobre “O futuro do trabalho no FSM 2021, será realizada nesta segunda-feira (25), das 17h às 18:30 h. O evento terá  transmissão simultânea pelo Facebook, nas páginas da CUT Brasil e da CUT-RS

Publicado: 22 Janeiro, 2021 - 14h37 | Última modificação: 22 Janeiro, 2021 - 14h44

Escrito por: CUT- RS

CUT Nacional
notice

A CUT-RS promove o debate sobre o “futuro do trabalho”, nesta segunda-feira (25), das 17h às 18h30,  no Fórum Mundial Social (FMS), que pela primeira vez em 20 anos de existência será realizado de forma virtual, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O FMS começa neste sábado (23) e vai até 31 de janeiro.

O tema integra o eixo “Justiça econômica” e será abordado por três representantes dos trabalhadores, que atuam no movimento sindical, na economia solidária e nos aplicativos, com a mediação do secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Trata-se de um debate mais do que oportuno e necessário porque o mundo do trabalho mudou profundamente nos últimos anos, com o uso de tecnologia de ponta e as novas formas de comunicação, além das reformas Trabalhista e da Previdência, a partir do golpe de 2016, que tiraram direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora”, aponta Nespolo.

Para o dirigente da CUT-RS, “nós precisamos compreender tudo isso para enfrentar os novos desafios e as novas exigências, reorganizar a nossa luta para representar também os trabalhadores sem direitos e apoiar outras formas de geração de trabalho e renda, que garantem pão na mesa e dignidade para milhares de famílias brasileiras”.

Os participantes da Oficina

Rafael Marques é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID) do Macrossetor da Indústria da CUT.

Nelsa Nespolo é presidenta da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol-RS), da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens) e da Cooperativa Central Justa Trama, de Porto Alegre.

Carina Trindade é motorista e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativos do Rio Grande do Sul.