• Kwai
MENU

CUT-MT convoca para 2ª Conferência...

Conferência no Estado já tem calendário definido e começa no dia 9 de agosto

Publicado: 27 Maio, 2013 - 13h52

Escrito por: CUT-MT


A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) participa da Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) que serão realizadas de março a outubro deste ano.

Segundo informações da secretária de organização sindical do Sintep/MT e diretora estadual da CUT/MT, Marli Keller e da secretária de formação sindical da CUT/MT, que representam a Central na Comissão Organizadora Estadual da 2ª CNDRSS, o objetivo da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, com representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada.

Até outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres, envolvendo a agricultura familiar, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.

De acordo com Vânia Maria Rodrigues Miranda, em Mato Grosso a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será dia 9 de agosto. Porém antes, acontecerão as conferências territoriais intermunicipais. “As Conferências Territoriais Intermunicipais já tem um calendário aprovado pela comissão organizadora e os interessados poderão se inscrever preenchendo o formulário e enviar para o e-mail dfda-mt@mda.gov.br ou no local da Conferência”, informa.

Para Marli Keller as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário resultaram na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do Plano Nacional. “É importante uma participação dos/as trabalhadores/as da agricultura familiar e dos movimentos sindicais e sociais na 2ª Conferência, principalmente, para avaliar e implementar políticas públicas que visem a melhoria da vida no campo, pois o que está em debate é também a segurança alimentar. Precisamos garantir uma agricultura sustentável, saudável e solidária para todos/as que vivem no campo e na cidade”, afirma Marli Keller destacando que está é a primeira Conferência que utiliza a paridade na representação entre homens e mulheres como critério de participação.