• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT lamenta a morte do companheiro Antônio Soares Guimarães, o Bandeira

Em nota de pesar, Executiva Nacional da CUT ressalta que Bandeira, como todos o conheciam, era um dos mais importantes dirigentes sindicais do Ceará e, em especial, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais 

Publicado: 17 Setembro, 2021 - 17h55 | Última modificação: 17 Setembro, 2021 - 17h59

Escrito por: CUT Nacional

Reprodução
notice

A Central Única dos Trabalhadores manifesta o mais profundo pesar pela morte do companheiro Antônio Soares Guimarães, ou apenas Bandeira, como era conhecido por todos e todas. Ele foi presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) e diretor executivo da CUT na gestão de 2006/2009.

O companheiro Bandeira está entre os mais importantes dirigentes sindicais do estado do Ceará e em especial dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, onde começou sua militância ainda em plena ditadura militar, lutando pela reforma agrária, os direitos dos assalariados e assalariadas rurais, por políticas públicas e sociais para a agricultura familiar.

Na sua incansável trajetória de lutas, Bandeira foi delegado de base do sindicato de Pentecoste, presidente e secretário de formação da FETRAECE, delegado na 1ª CONCLAT, na Praia Grande, em 1981 e na fundação da CUT. Também foi fundador da CUT e do PT no estado do Ceará.

Sua imensa capacidade de luta também era acompanhada por uma especial habilidade em negociar e buscar acumular para fortalecer as posições conquistadas pela categoria. Internamente, essa capacidade negociadora era sempre exercida para que as disputas pudessem ser resolvidas de forma menos traumática e que ajudassem o crescimento das organizações.

Neste momento, o movimento sindical perde um brilhante dirigente que, com sua voz calma, serena e firme sempre tinha uma contribuição que fazia o movimento refletir e avançar. Bandeira deixa um imenso legado para as novas gerações de sindicalistas de todo estado e em especial para o movimento sindical rural.

Neste momento, a Central Única dos Trabalhadores também se solidariza com os familiares, amigos, companheiros, a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) e a CUT Ceará.

Antonio Soares Guimarães (Bandeira), presente!!!

Executiva Nacional da CUT