• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT e organizações da Jornada Continental lançam curso de formação online

O curso gratuito é uma iniciativa de preparação do debate político rumo ao Encontro de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que será realizado em Cuba de 1 a 3 de novembro de 2019

Publicado: 09 Agosto, 2019 - 18h25 | Última modificação: 09 Agosto, 2019 - 18h36

Escrito por: Érica Aragão

APP Sindicato
notice

Para ampliar o conhecimento sobre o processo da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo e seus eixos políticos - a luta por democracia e soberania dos povos, e contra o livre comércio e o poder das empresas transnacionais – a CUT e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) lançaram um curso de formação online gratuito. As inscrições para militantes dos movimentos sociais, sindicais, populares e da juventude ficarão abertas até dia 19 de agosto pelo endereço da página da jornada

Com o apoio da Fundação Perseu Abramo, da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) e das entidades que constroem a Jornada Continental no Brasil, o curso é uma iniciativa de preparação do debate político rumo ao Encontro Anti-imperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que será realizado em Cuba de 1 a 3 de novembro de 2019.

O curso vai começar dia 26 de agosto e está estruturado em três aulas, que serão disponibilizadas quinzenalmente pela Plataforma Digital Compartilhada da CUT e o participante poderá utilizar esse instrumento para interagir e debater com os colegas do curso a respeito dos temas estudados.

Cada aula será composta por uma vídeo-aula de até 15 minutos, um texto de leitura obrigatória (aproximadamente 10 páginas) e bibliografia complementar.

A CUT e a MMM irão fornecer aos participantes que concluírem o curso, em meio digital, certificado de conclusão. Para concluir a formação será exigido apenas o cumprimento das tarefas obrigatórias relacionadas a cada uma das aulas e a realização da atividade de multiplicação do conteúdo.

Sobre as aulas

A aula 1 será ministrada do dia 26 até 06 de setembro e será uma “Apresentação da Jornada Continental”. O objetivo será mostrar o processo da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, seus antecedentes, sua origem em 2015 e os eixos e temas transversais que lhe dão unidade.

O “Livre comércio e Transnacionais” é o tema da aula 2, entre os dias 09 e 20 de setembro. Nesta parte, a discussão será sobre os acordos de livre comércio, mas se centrará no caso concreto do acordo União Europeia - Mercosul.

E na aula 3, de 23 de setembro a 04 de outubro, será abordada a relação dos ataques à democracia, desde o golpe de 2016 no Brasil e os demais  processos na América Latina, procurando entender a ofensiva da direita no continente.

E finaliza abordando os objetivos políticos do Encontro, em Cuba.

Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo

Neste ano acontece a segunda reunião de Solidariedade Anti-Imperialista, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, em Cuba, sob o lema “Os povos continuam na luta”, no Centro de Convenções de Havana.

Nos dias 1º, 2 e 3 de novembro os movimentos sindical e popular da América Latina vão se encontrar como objetivo de debater a articulação e a unidade das forças progressistas de esquerda frente aos avanços dos grupos imperialistas e de extrema direita.