• Kwai
MENU

CUT e demais centrais fazem mobilização hoje no Senado pela aprovação do fim da 6x1

Concentração será a partir das 12h em frente ao Anexo II do Senado Federal

Publicado: 14 Outubro, 2026 - 07h23 | Última modificação: 14 Outubro, 2026 - 07h28

Escrito por: Redação CUT

Elineudo Meira
notice

O fim da escala 6x1 com redução de jornada de 44 horas para 40 horas semanais sem redução salarial terá a sua primeira votação nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, no Senado Federal. 

Bandeira da CUT, das demais centrais, com o apoio do presidente Lula, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Érika Hilton (PSOL-SP), pode ser aprovada ainda hoje, apesar de serem necessárias duas votações em plenário, já que o requerimento de calendário especial, que permitirá a votação dos dois turnos no mesmo dia, alcançou o número mínimo de assinaturas necessárias.

Para que isso ocorra sindicalistas farão uma mobilização, a partir do meio dia em frente ao Anexo II do Senado Federal, e convidam dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras a se unirem no local, que terá barraca de apoio e estrutura de som.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), Julimar Roberto de Oliveira, categoria que tem 42,2% de seus profissionais na escala 6x 1, a pressão é necessária para que senadores votem favoravelmente.

“A articulação do presidente Lula tem sido fundamental pela aprovação do fim da escala 6x1, mas é preciso que os trabalhadores se unam no dia de hoje, demonstrando nossa força para que vençamos essa luta”, afirmou.

Acesso ao plenário

A galeria do Senado para que a classe trabalhadora possa acompanhar a votação tem capacidade limitada a 100 pessoas e, por isso nem todos os presentes poderão acompanhar dentro do local. Telões deverão ser disponibilizados para que os presnetes possam acompanhar a votação.

Saiba mais Luta da CUT e do presidente Lula, fim da escala 6x1 será votado nesta quarta (14)