CUT é condecorada pelo MTE com a medalha que leva o nome do seu fundador: Getúlio Vargas
Publicado: 27 Novembro, 2007 - 16h37
Fundador do ministério é lembrado em selo e na entrega de medalhas que levam seu nome. 'A cara do Ministério do Trabalho é a cara de Vargas', afirmou ministro Lupi
Na comemoração dos 77 anos do Ministério do Trabalho e Emprego, realizada na noite desta segunda-feira (26), no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o ministro Carlos Lupi celebrou os ideais e a herança do ex-presidente Getúlio Vargas aos trabalhadores brasileiros. "A cara do Ministério do Trabalho é a cara de Getúlio Vargas, um estadista que pensou um Brasil grande", disse ele em seu discurso.
Vargas criou a pasta do trabalho no começo do seu primeiro governo, em 1930. Durante seus dois mandatos como presidente (1930 - 1945 e 1951-1954), instituiu verdadeiros marcos na história das conquistas trabalhistas no país, como o salário-mínimo, a carteira profissional, a semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas, reunidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Entre as reverências ao ex-presidente no evento, houve a condecoração de 30 personalidades, audoridades, entidades e trabalhadores com a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas (ver quadro). Elas foram eleitas por uma comissão do ministério em reconhecimento à iniciativa de promover avanços nas relações entre trabalhadores e empregadores e o engrandecimento do país.
"Essa medalha é para quem faz jus ao seu trabalho. A todos vocês homenageados, a intenção é marcar o foco do trabalho do empresário, da justiça, dos trabalhadores em geral e, em especial, do sindicalismo", explicou Lupi.
Selo - O evento contou com o lançamento de um selo comemorativo dos Correios pelo aniversário do MTE, que inclui, entre outras, a figura de Getúlio Vargas, de paisagens turísticas do Rio de Janeiro e da carteira de registro profissional, uma das iniciativas do ex-presidente.
"Comemorar o aniversário de uma instituição é dividir com a sociedade a alegria do dever cumprido e o compromisso de continuar a jornada, por mais desafiadora que ela se apresente", destacou o diretor comercial dos Correios, Samir Haten.
Houve ainda a apresentação do livro "MTE: uma história vivida e contada", coletânea de artigos organizada por ?ngela de Castro, produzida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Vale do Rio Doce.
História - Criada no primeiro mandato do presidente Vargas com a denominação Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a pasta teve como primeiro ministro Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor. Dois anos depois, o ministério instituiu as Inspetorias Regionais do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, transformadas em Delegaciais Regionais do Trabalho em 1940.
O ministério passou por várias mudanças de nome. No começo dos anos 60, Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em 1º de maio de 1974, mudou para Ministério do Trabalho. E, desde 1999, é chamado de Ministério do Trabalho e Emprego.
Medalha - A Ordem do Mérito do Trabalho foi instituída em 1965, e possui cinco diferentes graus. No último mês de outubro, um decreto do presidente Lula alterou o nome da condecoração, que passou a homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o ministro Lupi, destacou que a medida realça o compromisso histórico do ministério criado pelo próprio Vargas, em 1930, e destaca o papel do ex-presidente na conquista dos direitos trabalhistas.
Confira abaixo a lista completa dos agraciados. Clique no nome para obter uma pequena biografia de cada um dos condecorados.
GANHADORES
LUIZ PHILIPPEVIEIRA DE MELLO FILHO - ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
ANT?NIO ERMÍRIO DE MORAES - Empresário
PROFESSOR PAUL ISRAEL SINGER - Secretário Nacional de Economia Solidária do MTE
ALCEU DE DEUS COLLARES - Advogado e Político
JOSE GUIMARAES NEIVA MOREIRA - deputado federal
LAÍS WENDEL ABRAMO - Socióloga e Especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
SANDRA LIA SIMON - Ex-procuradora do Trabalho
LUIZ ANTONIO CAMARGO - Sub-procurador geral do Trabalho
ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho
ANPT - Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho
ABI - Associação Brasileira de Imprensa
RAÍ SOUZA VIEIRA - Ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira e Embaixador da Fundação Gol de Letra
MARIA REGINA TEODORO - Doméstica
DIOGO ILÁRIO DE ARAUJO OLIVEIRA - estudante que participou do programa Jovem Aprendiz (MTE)
DAIANE DE SOUZA MARQUES - estudante que participou do programa Jovem Aprendiz (MTE)
CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES
NOVA CENTRAL SINDICAL DOS TRABALHADORES
CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL
CELSO GAMBALE - Servidor mais antigo do MTE
IRMA MARIA DOLORES MUNIZ JUNQUEIRA - Freira e diretora-executiva da Vila Ponte NovaInstituição Promocional, entidade que presta serviços à população carente da Baixada Santista
FRANCISCO URBANO - Trabalhador Rural
AVELINO GANZER - Trabalhador rural
PHILADELPHO BRAZ - Sindicalista do ABC
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540 - acs@mte.gov.br