• Kwai
MENU

CUT é condecorada pelo MTE com a medalha que leva o nome do seu fundador: Getúlio Vargas

Publicado: 27 Novembro, 2007 - 16h37

Fundador do ministério é lembrado em selo e na entrega de medalhas que levam seu nome. 'A cara do Ministério do Trabalho é a cara de Vargas', afirmou ministro Lupi

 

Na comemoração dos 77 anos do Ministério do Trabalho e Emprego, realizada na noite desta segunda-feira (26), no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o ministro Carlos Lupi celebrou os ideais e a herança do ex-presidente Getúlio Vargas aos trabalhadores brasileiros. "A cara do Ministério do Trabalho é a cara de Getúlio Vargas, um estadista que pensou um Brasil grande", disse ele em seu discurso.

 

Vargas criou a pasta do trabalho no começo do seu primeiro governo, em 1930. Durante seus dois mandatos como presidente (1930 - 1945 e 1951-1954), instituiu verdadeiros marcos na história das conquistas trabalhistas no país, como o salário-mínimo, a carteira profissional, a semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas, reunidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Entre as reverências ao ex-presidente no evento, houve a condecoração de 30 personalidades, audoridades, entidades e trabalhadores com a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas (ver quadro). Elas foram eleitas por uma comissão do ministério em reconhecimento à iniciativa de promover avanços nas relações entre trabalhadores e empregadores e o engrandecimento do país.

 

 "Essa medalha é para quem faz jus ao seu trabalho. A todos vocês homenageados, a intenção é marcar o foco do trabalho do empresário, da justiça, dos trabalhadores em geral e, em especial, do sindicalismo", explicou Lupi.

 

Selo - O evento contou com o lançamento de um selo comemorativo dos Correios pelo aniversário do MTE, que inclui, entre outras, a figura de Getúlio Vargas, de paisagens turísticas do Rio de Janeiro e da carteira de registro profissional, uma das iniciativas do ex-presidente.

 

"Comemorar o aniversário de uma instituição é dividir com a sociedade a alegria do dever cumprido e o compromisso de continuar a jornada, por mais desafiadora que ela se apresente", destacou o diretor comercial dos Correios, Samir Haten.

 

Houve ainda a apresentação do livro "MTE: uma história vivida e contada", coletânea de artigos organizada por ?ngela de Castro, produzida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Vale do Rio Doce.

 

História - Criada no primeiro mandato do presidente Vargas com a denominação Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a pasta teve como primeiro ministro Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor. Dois anos depois, o ministério instituiu as Inspetorias Regionais do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, transformadas em Delegaciais Regionais do Trabalho em 1940.

 

O ministério passou por várias mudanças de nome. No começo dos anos 60, Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em 1º de maio de 1974, mudou para Ministério do Trabalho. E, desde 1999, é chamado de Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Medalha - A Ordem do Mérito do Trabalho foi instituída em 1965, e possui cinco diferentes graus. No último mês de outubro, um decreto do presidente Lula alterou o nome da condecoração, que passou a  homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o ministro Lupi, destacou que a medida realça o compromisso histórico do ministério criado pelo próprio Vargas, em 1930, e destaca o papel do ex-presidente na conquista dos direitos trabalhistas.

 

Confira abaixo a lista completa dos agraciados. Clique no nome para obter uma pequena biografia de cada um dos condecorados.

 

GANHADORES

OSCAR NIEMEYER - Arquiteto

LUIZ PHILIPPEVIEIRA DE MELLO FILHO - ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

ANT?NIO ERMÍRIO DE MORAES - Empresário

JOSE CAMARGO - Empresário

PROFESSOR PAUL ISRAEL SINGER - Secretário Nacional de Economia Solidária do MTE

ALCEU DE DEUS COLLARES - Advogado e Político

JOSE GUIMARAES NEIVA MOREIRA - deputado federal

LAÍS WENDEL ABRAMO - Socióloga e Especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

SANDRA LIA SIMON - Ex-procuradora do Trabalho

LUIZ ANTONIO CAMARGO - Sub-procurador geral do Trabalho

ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

ANPT - Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho

ABI - Associação Brasileira de Imprensa

RAÍ SOUZA VIEIRA - Ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira e Embaixador da Fundação Gol de Letra

MARIA REGINA TEODORO - Doméstica

DIOGO ILÁRIO DE ARAUJO OLIVEIRA - estudante que participou do programa Jovem Aprendiz (MTE)

DAIANE DE SOUZA MARQUES - estudante que participou do programa Jovem Aprendiz (MTE)

FOR?A SINDICAL

CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES

NOVA CENTRAL SINDICAL DOS TRABALHADORES

UNIAO GERAL DOS TRABALHADORES

CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL  

KEVEN HENRIQUE LIMA DE MORAES - Deficiente Físico que participou do Consórcio Social da Juventude de qualificação do MTE realizado no DF

CELSO GAMBALE - Servidor mais antigo do MTE

IRMA MARIA DOLORES MUNIZ JUNQUEIRA - Freira e diretora-executiva da Vila Ponte NovaInstituição Promocional, entidade que presta serviços à população carente da Baixada Santista

FRANCISCO URBANO - Trabalhador Rural

AVELINO GANZER - Trabalhador rural

NAIR GOULART - Sindicalista

CLARA CHARF - Escritora

PHILADELPHO BRAZ - Sindicalista do ABC

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540 - acs@mte.gov.br