• Kwai
MENU

Curso online busca multiplicar participação de trabalhadores no Plebiscito Popular

Os participantes que fizerem o curso receberão certificado emitido pela Escola do Dieese. As aulas serão ministradas nos dias 17, 22, 24 e 27 de julho

Publicado: 15 Julho, 2025 - 11h01 | Última modificação: 15 Julho, 2025 - 14h46

Escrito por: Walber Pinto | Editado por: Paula Brandão

CUT/Ahead
notice

O Plebiscito Popular 2025, organizado por entidades que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entre elas a CUT, lançaram, nesta semana, o Curso Online de Multiplicadores e Multiplicadoras do Plebiscito , que é mais uma ferramenta de mobilização social para pressionar o Congresso Nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, fim da escala 6x1 e a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, com a maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil.

O curso, que é gratuito, buscar formar ativistas sociais, sindicalistas, educadores e lideranças comunitárias para debater com a sociedade brasileira as principais pautas do referendo, além de organizar a coleta de votos presencialmente e online. O objetivo da consulta pública é ouvir a opinião de trabalhadores e trabalhadoras sobre temas importantes que impactam a vida da população. 

As aulas, que serão ministradas nos dias 17, 22, 24 e 27 de julho às 19h, contarão com a participação de João Pedro Stedile, do Movimento Sem Terra (MST), Adriana Marcolino, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Tereza Ruas, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Eduardo Moreira, do ICL Notícias, Rosilene Wansetto, do Jubileu Sul e Luma Vitório, da Secretaria Nacional do Plebiscito Popular. (Veja a programação abaixo)

Os participantes que fizerem o curso receberão certificado emitido pela Escola do Dieese. Para se inscrever, basta clicar neste link e selecionar o Curso de extensão online de multiplicadores do Plebiscito Popular. As aulas serão transmitidas pelo Youtube, cujo link será divulgado em breve pelas redes sociais do plebiscito.

Mutirão do Plebiscito Popular

Entre os dias 14 e 20 de julho ocorre o 2º mutirão do Plebiscito Popular. Nesta segunda fase de mobilização, o objetivo é ampliar o número de votos e conscientizar a população sobre a importância da participação popular nas decisões nacionais.

O mutirão envolve a divulgação massiva do plebiscito em comunidades, redes sociais e espaços públicos. Além de organização de assembleias e debates para discutir as pautas em questão, coletando votos presencialmente e online, garantindo a acessibilidade de todos.

Organizado por movimentos sociais, sindicais e entidades populares, o plebiscito é um instrumento de luta que visa ouvir diretamente o povo sobre temas urgentes, como reformas políticas, direitos sociais e justiça econômica.

Confira a programação do curso

17/07 (19h) – Por que fazer um plebiscito no Brasil hoje? | João Pedro Stédile (MST)

22/07 (19h) – Jornada de trabalho e fim da escala 6x1 | Adriana Marcolino (DIEESE)

24/07 (19h) – Reforma tributária, isenção do IR e combate às desigualdades | Teresa Ruas (INESC) e Eduardo Moreira (ICL)

29/07 (19h) – Histórico e organização dos plebiscitos populares | Rosilene Wansetto (Jubileu Sul) e Luma Vitorio (Secretaria Nacional do Plebiscito)

Votação presencial e online

A votação, que começou em 1º de julho e vai até setembro, pode ser realizada nas urnas espalhadas em todos os cantos do país.

Para votar presencialmente é simples, basta procurar o endereço de local de votação mais próximo e levar um documento com foto. Só é solicitado na cédula o nome completo, telefone pessoal e e-mail. A organização do Plebiscito Popular criou uma planilha para facilitar a busca dos locais de votação é clicar aqui.

Também na página oficial do Plebiscito Popular 2025 no Instagram está sendo divulgado todos os pontos de votação.

A partir do dia 15 de julho será possível votar on-line no site da CUT, clique neste link e vote.

Saiba mais:

Votação do Plebiscito Popular pelo fim da escala 6x1 mobiliza o país

Plebiscito Popular 2025 mobiliza o país pelo fim da escala 6x1

CUT e movimentos lançam plebiscito sobre redução de jornada e fim da escala 6x1