• Kwai
MENU

CSA felicita a eleição de Nicolás...

Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas condena atos de violência dos que desconhecem a decisão da sociedade venezuelana

Publicado: 18 Abril, 2013 - 17h00

Leia abaixo o pronunciamento da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) sobre as Eleições na Venezuela

 

A Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas, ante a realização das eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela, em 14 de abril de 2013 expressa o seguinte:

1 -. Valoriza de maneira positiva a massiva e pacífica participação dos/as venezuelanos/as para exercer de maneira voluntária seu direito ao voto, estimada em quase 80% dos cidadãos inscritos.

2 -. Reconhece o nível de organização e execução da eleição, pelas autoridades da Venezuela, especialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que garantiu a participação efetiva da população votante em um clima de respeito, paz e segurança.

3 – Valoriza o papel dos Observadores Internacionais que acompanharam o processo eleitoral antes, durante e depois do dia 14 de abril, especialmente da Missão de Observadores da UNASUL e da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE), que reconheceu a transparência, segurança e qualidade do dispositivo eleitoral venezuelano e os resultados emitidos pelo CNE.

4 – Felicita o Sr. Nicolas Maduro Moros, por sua eleição como presidente da República Bolivariana da Venezuela e chama toda a sociedade venezuelana a respeitar os resultados emitidos pelo CNE, única autoridade constitucional e legal para reger os processos eleitorais no país.

5 -. Concorda com os pronunciamentos dos governos da Argentina, Equador, Bolívia, Nicarágua, República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Brasil, Panamá, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Guatemala, Haiti, México, Palestina, Rússia e China, bem como os organismos regionais, como a UNASUL, MERACOSUL e ALBA, que manifestaram sua satisfação com a transparência e a legalidade da eleição, assim como a legitimidade do Sr. Nicolás Maduro Moros, como o novo presidente da República Bolivariana da Venezuela.

6 -. Expressa o desejo de que todas as organizações políticas, cidadãos e cidadãs que se enfrentaram no processo eleitoral em 14 de abril, saibam valorizar o elevado sentido democrático da sociedade venezuelana, que massiva e pacificamente soube novamente expressar o valor da democracia e suas instituições para a construção de um país para todos e todas.

7 -. Condena os chamados para desconhecer a decisão da sociedade venezuelana, assim como atos de violência e desestabilização que custaram à vida de cidadãos e cidadãs inocentes

 

Víctor Báez Mosqueira

Secretario General

São Paulo, 16 de abril, de 2013