• Kwai
MENU

Ato marca primeiro dia de greve dos metroviários

Após manifestação, categoria decidiu manter paralisação no metrô de Recife por tempo indeterminado

Publicado: 08 Outubro, 2014 - 09h21

Escrito por: Sindmetro-PE

Sindmetro-PE
notice

Metroviários de Pernambuco saíram em caminhada pela região central do Recife nessa terça-feira (7) protestando e denunciando a falta de segurança no metrô de Recife. O protesto teve como objetivos sensibilizar e esclarecer a população sobre a greve da categoria que paralisou cem por cento das atividades no seu primeiro dia.

Sem qualquer reivindicação econômica ou salarial, os trabalhadores foram às ruas protestar e denunciar a falta de segurança no Sistema de Metrô do Recife e Região Metropolitana, aonde, diariamente, passageiros e funcionários se deparam com um ambiente inseguro a mercê de vândalos e bandidos.

Na manifestação, que ganhou apoio da população por onde passou, estiveram presentes trabalhadores(as) de vários setores da categoria, que caminharam unidos até parar e formar um grande círculo no coração da cidade (cruzamento da Avenida Guararapes com Rua do Sol) em um ato simbólico celebrando a liberdade e a luta da classe assalariada.

Os trabalhadores partiram da Estação Central do Recife, seguiram pela Rua Velha, Praça Maciel Pinheiro, Av.  Manoel Borba, Rua da Soledade, Av. Conde da Boa Vista, Rua Floriano Peixoto e, Durante todo o percurso, trabalhadores(as) de outras categorias tais como comerciários, rodoviários e metalúrgicos também manifestaram seu apoio ao movimento além dos usuários de transporte público que chegaram a aplaudir a iniciativa.

Após o retorno à estação central do Recife, de onde partiram, os metroviários realizaram assembleia e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Diogo Morais, a categoria segue mobilizada para participar de uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região às 15 horas dessa quarta-feira (8) quando os trabalhadores vão apresentar a sua versão para as mentiras apresentadas pela CBTU. “”Nossa luta é contra o descaso do governo federal e de seus ministros para com a situação crítica a que chegou a questão da falta de segurança dentro e fora das estações” completou Diogo.

O comando de Greve convoca toda a categoria para comparecer à seguinte programação nessa quarta-feira(08):

1 – às sete horas da manhã no Centro de Manutenção de Cavaleiro par atividades de mobilização;

2 – às 15 horas na audiência do Tribunal Regional do Trabalho no Cais do Apolo próximo à Prefeitura do Recife;

3 – às 18 horas em nova assembléia na estação Recife às 18 horas.