• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

“Construir um mundo melhor nunca será fácil”, diz Lula

Em mensagem enviada ao Fórum Mundial do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, ex-presidente diz que outro mundo é possível e necessário

Publicado: 22 Novembro, 2018 - 10h33 | Última modificação: 22 Novembro, 2018 - 11h25

Escrito por: Redação CUT

RICARDO STUCKERT
notice

O ex-presidente Lula enviou, nesta quarta-feira (21), uma carta ao 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico, promovido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), que está sendo realizado em Buenos Aires desde segunda-feira (19).

“Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de fake news, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário”, disse Lula em trecho da carta.

Em discurso para estudantes latino-americanos, intelectuais, lideres políticos e de movimentos sociais que estão debatendo os rumos da esquerda no continente e pensando nas respostas à ascensão neoliberal e da extrema direita na região que precisam ser dadas, a ex-presidenta Dilma Rousseff, recebida aos gritos de “Lula livre” reforçou a necessidade de criação “da mais ampla frente democrática possível".

"Devemos criar uma nova categoria de frente social cívica patriótica em que se agrupem todos os setores que são agredidos pelas políticas do neoliberalismo", reforçou a ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.

No evento que vai até esta quinta-feira (22) também são esperadas as participações do ex-presidente uruguaio José Mujica, além dos os ex-candidatos à presidência Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT) e sua vice, Manuela D'ávila (PCdoB).

Leia a íntegra da mensagem de Lula:

“Queridos companheiros reunidos no 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico,

A reflexão, o pensamentos crítico, o sonhar, propor e construir um mundo melhor, mais justo e mais humano sempre será importante e nunca será fácil.

Fico extremamente feliz que em um momento onde parte da América Latina e do mundo vive a ascensão do atraso – das mentiras, agora chamadas de Fake News, da violência política, da perseguição judicial – surge um grande encontro como esse para lembrar novamente que outro mundo é possível e necessário.

Parabéns Pablo e todos da Clacso por essa grande iniciativa. Obrigado pela solidariedade de vocês. Lamento não poder me encontrar com vocês fisicamente . Mas estamos hoje, e sempre, juntos.

Forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva”

carregando
carregando