• Kwai
MENU

Publicado: 02 Fevereiro, 2007 - 16h53

Escrito por: Três operários morrem em queda de elevador

Três operários da construção civil morreram na tarde do dia 30, após o elevador em que estavam despencar do 18º andar de um prédio em obras. O acidente ocorreu por volta das 15h30, no edifício Flex Garota de Ipanema, em Belém do Pará. O mecânico Antônio Paixão Gomes, o servente Marco Antônio Pereira do Nascimento, 58, e o operador de guincho Walter Fernandes, 44, tiveram morte instantânea. As obras são da empresa Síntese Engenharia.

 

De acordo com o major Almir Gouveia, do Corpo de Bombeiros, só o resultado da perícia poderá dizer com precisão o que pode ter ocasionado o acidente. O major explicou que com o impacto da queda, de uma altura aproximada de 70 metros, o motor localizado em cima do elevador acabou caindo sobre os operários e esmagando-os contra o chão. Segundo ele, o motor pesa entre 200 e 300 quilos.

 

O major Gouveia disse à imprensa que havia vestígios no local de que os trabalhadores estariam usando capacetes. No entanto, ele não soube informar que outro equipamento de proteção poderia ter sido usado num elevador como aquele.

 

O operário José da Silva, de 60 anos, que trabalha na mesma obra onde o acidente ocorreu, contou à imprensa que o elevador já havia apresentado problema no dia anterior. Os três operários estariam consertando o elevador quando o acidente ocorreu. Eles estariam trabalhando no 22º andar e teriam descido para o 18º quando o elevador despencou.

 

A construção civil é um dos ramos de atividade mais inseguros do país; dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dão conta de a cada três minutos um trabalhador é acidentado no Brasil.