• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

GO: Congresso do Povo quer colocar a classe trabalhadora como protagonista

Evento de formação acontecerá na CUT Goiás neste sábado (12)

Publicado: 12 Maio, 2018 - 10h46 | Última modificação: 12 Maio, 2018 - 11h01

Escrito por: Maisa Lima, CUT-Goias

Reprodução
notice

A CUT Goiás realiza neste sábado (12), o Congresso do Povo, com foco na Formação de Formadores e participação de vários municípios goianos.

“No momento em que a classe trabalhadora brasileira tem para si um dos maiores desafios de sua história: conformar-se com o desmonte da nação sob o argumento do “combate à corrupção”, ou construir força social e política suficiente para derrotar os golpistas e promover uma nova etapa da libertação nacional, essa iniciativa pretende construir um novo projeto democrático e popular”, pontua a convocatória do Congresso, assinada pela Frente Brasil Popular - Goiás

Para as 80 entidades que compõem a FBP, o Brasil vive um momento decisivo de sua História. “A partir de 2016, um golpe parlamentar, jurídico e midiático abalou nossa frágil democracia e implementou um projeto antinacional marcado pela destruição das leis trabalhistas e sindicais, pela tentativa de extinção da Previdência Social, pelo sucateamento e tentativa de privatização das empresas nacionais, pela inviabilização da reforma agrária, da agricultura camponesa e o sucateamento dos serviços públicos mediante a imposição de limites orçamentários jamais vistos em qualquer lugar do mundo”, assinala a convocatória.

Congresso
Para essas diversas organizações populares, o caminho para a retomada da democracia no Brasil é a construção do Congresso do Povo. “Diante de uma Justiça injusta, de governos que governam para os poderosos e de legisladores que aprovam leis que destroem as condições de vida dos mais pobres, o Congresso do Povo busca retomar uma longa história de lutas da classe trabalhadora”, reforça o documento.


O Congresso do Povo será realizado em etapas locais, municipais, estaduais e nacional, de maio a julho deste ano. Em cada etapa, os principais problemas do País serão discutidos pela própria classe trabalhadora, num exercício de democracia direta e participativa, constituindo Projetos Populares para cada bairro, escola, fábrica; para cada município e Estado; e permitindo a formação de um novo e potente Projeto Popular para o Brasil.

O congresso terá como como metodologia de trabalho a educação popular. Para compreender essa metodologia, estão sendo organizados em todos os Estados os cursos de formação de multiplicadores. É exatamente esse curso que terá lugar na CUT Goiás neste sábado.

Programação

 8h - Acolhida

9h - Início, mística e apresentação

9h20 - A luta política e a importância da mobilização popular:
Dep. federal Rubens Otoni - PT
Dep. estadual Adriana Acorssi - PT
Dep. estadual Isaura Lemos - PCdoB
Dep. estadual Luis Cesar Bueno - PT

9h45 - Análise da conjuntura política:
Gilberto Carvalho - ex-ministro do Governo Lula

11:30 - Objetivos e metodologia do Congresso do Povo:
Dennis Gonçalves - Movimento Camponês Popular (MCP)
Bete Cerqueira - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
Maria Margarida Machado - professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG)

12:30 - Almoço
14h -A experiência da auditoria cidadã da dívida:
Ana Lúcia da Silva - Coordenadora do Núcleo Goiás da Auditoria Cidadão da Dívida Pública e Professora UFG

14h15 - Desafios e organização:
Ângela Ferreira - Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino
Railton Nascimento - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

15:30 - Organização do planejamento em grupos por regiões

17h - Retorno pra plenária, socialização e encerramento

Dia: 12/05 | 8h | Local: CUT Goiás - Rua 70 nº 661, Centro, Goiânia-GO
 
carregando
carregando