• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Comitê Lula Livre convoca plenária pela liberdade do ex-presidente em SP

Plenária vai organizar a mobilização nas diversas regiões em torno da luta pela liberdade de Lula

Publicado: 18 Setembro, 2019 - 10h44 | Última modificação: 18 Setembro, 2019 - 10h50

Escrito por: Redação CUT

Diário da Causa Operária
notice

O Comitê Lula Livre realiza neste sábado (21), em São Paulo, uma plenária nacional para fazer uma avaliação do trabalho dos comitês estaduais e traçar estratégias para a campanha pela liberdade do ex-presidente Lula, preso político em Curitiba desde 7 de abril do ano passado.           

A Plenária Lula Livre será realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo – Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade – com início às 9h para o credenciamento dos participantes, e debates a partir das 10h. A reunião vai contar com lideranças partidárias e militância de vários partidos, movimentos sociais e sindical como a CUT e diversas outras entidades e coletivos que estão na luta pela liberdade de Lula.

Segundo os organizadores, diferente da última plenária realizada em março deste ano, a reunião conta com critérios de indicação de representantes devido ao próprio caráter e ao espaço reservado.

“Com essa plenária queremos dar organicidade à Campanha Lula Livre, ver o que está dando certo ou errado. Debater táticas de organização da campanha e traçar estratégia e calendário de luta, afirma Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

Contexto político

A defesa da liberdade de Lula está cada vez mais entrelaçada com os ataques ao Estado democrático de direito. Diante disso, o objetivo é não isolar a campanha nela mesma ao participar de movimentos como o da educação, contra as queimadas na Amazônia, pró aposentadoria, entre outros.

“A prisão de Lula está relacionada ao momento que o país vive. É símbolo do cerceamento da democracia, da censura que tenta se instaurar na cultura, nas universidades e nas periferias”, reafirma Okamotto.

Programação

Das 9h às 9h30 – Credenciamento.

Das 9h45 às 10h – Abertura e Intervenção artística.

Na parte da manhã haverá um debate sobre o cenário político com a participação de Gleisi Hoffmann (PT), Juliano Medeiros (PSOL) e Luciana Santos (PCdoB).

Na parte da tarde, a plenária se dividirá em grupos temáticos sobre organização, finanças, mobilização, comunicação, cultura e juventude.

Após a realização dos grupos, o público volta ao plenário para encerrar os trabalhos.

Formas e perfil de participação

Segundo o Comitê, a indicação das representações deve corresponder aos seguintes critérios:

  • Cada organização de massa nacional terá cinco (5) representantes, nominalmente PT, PCdoB, PSOL, MST, MTST, CMP, CUT, CTB, Intersindical, MMM, Conen, Unegro, Contag, Fetraf, Via Campesina e UNE.

 

  • Cada estado terá cinco (5) delegados, que devem ser indicados em plenária estadual e devem contemplar organizações (partidos/movimentos/sindicatos) e comitês de militantes.

 

  • Cada organismo nacional com foco específico (Vigília de Curitiba, o consórcio da comunicação, o comitê de juventude, o fórum inter-religioso, articulações com paradas LGBTs, coletivo nacional do festival Lula Livre, articulação de juristas) terá 5 delegados, que devem ser indicados em reuniões amplas.

 

  • Entidades da sociedade civil representativas da sociedade de caráter nacional terão um representante cada uma.

 

  • As organizações de massa nacional e as entidades da sociedade civil devem indicar dirigentes para cumprir o papel de coordenação e construção da campanha nas instâncias das suas agremiações.

 

  • Os comitês estaduais devem indicar (I) coordenações dos comitês de militantes que têm tocado as atividades das campanhas e (II) dirigentes das principais organizações de massa que podem construir a campanha nos mais diversos setores da sociedade(C) Os fóruns nacionais da campanha devem indicar referências que possam conduzir a consolidação dos seus coletivos.

Inscrição
A pré-inscrição pode ser feita através do link http://bit.ly/2kjuyAY para que a secretaria possa garantir toda a estrutura necessária.

Serviço:
Plenária Nacional Lula Livre

Data: 21 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

Palácio do Trabalhador – Rua Galvão Bueno, 782

Inscrição: Via link http://bit.ly/2kjuyAY

Com informações do Comitê Nacional Lula Livre.