• Kwai
MENU

Com transmissão pela internet, começa...

Além do debate sobre o Plano Nacional de Educação, a Conferência terá também discussões sobre a educação no campo, indígena, funcionários da educação, educação infantil e quilombola

Publicado: 26 Setembro, 2013 - 17h09

Escrito por: Karina Vilas Boas - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems)


A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), com o apoio do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), realiza, desta quinta-feira (26) a sábado (28), a sua 6ª Conferência Estadual de Educação “Oziel Gabriel” – FETEMS cada vez mais forte na luta pelo Plano Nacional de Educação (PNE), no município de Aparecida do Taboado. A atividade reunirá mais de 700 trabalhadores em educação de todo o Estado e palestrantes de renome nacional em torno de um debate importantíssimo sobre o PNE, a educação pública e sua diversidade.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a Conferência será um amplo espaço para debates, troca de experiência e aprendizado. “Nós, da Fetems, movidos por uma forte esperança e por uma consciência teimosa, acreditamos que a educação é uma utopia necessária e indispensável para toda a humanidade na perspectiva da construção da paz, da liberdade e da justiça social. Portanto, a educação é um pilar imprescindível para a transformação da sociedade e é em momentos como este, que vamos realizar, conseguimos consolidar e fortalecer a nossa luta por um ensino de qualidade e igualitário”, afirma.

Além do debate sobre o Plano Nacional de Educação, a Conferência terá também discussões sobre a educação no campo, indígena, funcionários da educação, educação infantil e quilombola. 

Ao final da Conferência é produzida uma carta com as bandeiras de luta que foram debatidas durante a atividade. O documento será encaminhado para os órgãos públicos em nível estadual, nacional e entidades de luta, reafirmando o compromisso da FETEMS com na caminhada por uma educação pública de qualidade e igualitária.

Homenagem

A 6ª Conferência presta homenagem ao terena Gabriel Oziel, indígena terena assassinado no dia 30 de maio deste ano, em Sidrolândia. Ele era um estudante universitário e foi levar a sua solidariedade ao seu povo que lutava pela retomada do seu território.

Segundo o presidente da FETEMS lamentavelmente, Mato Grosso do Sul concentra mais de 50 por cento dos assassinatos de índios no país. “Sendo assim, a nossa 6ª conferência, além de ser, um espaço para debater o Plano Nacional de Educação, os desafios do nosso movimento sindical, vamos reafirmar o nosso compromisso com a diversidade, discutindo a educação no campo, a educação indígena, a educação quilombola e fortalecer o nosso compromisso com uma escola pública inclusiva, democrática e comprometida com os valores da solidariedade e da igualdade”, ressalta.

Transmissão AO VIVO

Você poderá acompanhar ao vivo pela internet toda a 6ª Conferência Estadual de Educação no link: http://www.fetems.org.br/novo/aparecida-taboado.php

A transmissão será realizada a partir da abertura, as 19:30h, desta quinta-feira (26).

Programação

26 de Setembro
09h às 17h – Credenciamento

19:30h - Abertura e Aprovação do Regimento

27 de Setembro
08h – Análise de Conjuntura

Análise de Conjuntura Internacional – Profª Carmem Veites Conde (FETE/UGT/Espanha)
Os desafios do movimento sindical na Conjuntura Atual - Vagner Freitas (Presidente da CUT - Central Única dos Trabalhadores Nacional)
Análise de Conjuntura Estadual – Senador Delcídio do Amaral.

12h às 14h – Almoço 

14h às 17:30h – Plano Nacional de Educação
Roberto Leão (Presidente da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

Carlos Augusto Abicalil (Atual assessor da liderança do governo no Congresso Nacional, ex-secretário de articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e ex-deputado Federal)

28 de Setembro – Educação e Diversidade
08h – Painéis
Educação no Campo - Izabel Grein (Movimento Sem Terra Nacional)

Educação Indígena - Wanderley Dias (Indígena Terena de Aquidauana - Doutor em história pela PUC do Rio Grande do Sul).

Funcionários Administrativos em Educação – Edmilson Ramos de Camargo (Coordenador do Departamento dos Funcionários Administrativos da Educação da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

Educação Infantil – Mariete Félix da Rosa (Professora e Doutora em Educação Infantil do Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil e do Fórum Permanente da Educação Infantil do Mato Grosso do Sul).

Educação Quilombola – Givânia Maria da Silva (Educadora, nascida e criada no quilombo de Conceição das Crioulas – PE).