• Kwai
MENU

Circo Paratodos chega às fábricas do ABC

Projeto inédito tem o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e patrocínio da Mercedes-Benz, onde ficará instalado por dois meses

Publicado: 06 Maio, 2011 - 14h50

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

notice

"Respeitável público, senhoras e senhores, está aberto o Circo Teatro Paratodos!" Foi com a frase tradicional que o palhaço Gelatina anunciou, na noite de quarta-feira, a inauguração do primeiro circo brasileiro com estrutura para ser montado em qualquer espaço, como se fosse uma casa de shows ambulante.

 

O projeto inédito tem o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e das prefeituras de São Bernardo e Diadema e o patrocínio da Mercedes Benz, com base no programa de apoio à cultura do governo federal.

 

O circo foi erguido no pátio da montadora e na sessão inaugural os palhaços da Companhia Capadócia provocaram uma hora de risos e gargalhadas apresentando números da tradição oral popular.

 

O circo ficará dois meses na Mercedes, com sessões para crianças das escolas municipais e para os trabalhadores na montadora. Depois será instalado em outras fábricas e espaços do ABC, tendo as crianças como público alvo.

 

“Levar o circo para dentro das fábricas é recuperar um espaço cultural que já foi marca do movimento operário e se perdeu no tempo”, lembrou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.

 

Ele também destacou como aspectos importantes o foco nas crianças e a abertura da participação da comunidade em apresentações artísticas antes dos espetáculos.  “A arte é transformadora e muda a pessoa para melhor”, afirmou o presidente do Sindicato.