Brasília: sindicato dos bancários...
Publicado: 22 Março, 2012 - 18h23
Escrito por: Sindicato dos Banacários de Brasília
O Sindicato se reuniu nesta quarta-feira (21) com os ocupantes da função de auxiliar administrativo do BRB, conforme calendário definido na reunião da última sexta-feira (16), para tratar da proposta de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) apresentada pelo banco.
Na reunião desta quarta, houve o debate sobre as implicações jurídicas a respeito da proposta apresentada pelo BRB de extinguir a referida função, com o consequente descomissionamento de todos.
Durante o debate, dúvidas foram esclarecidas, e ao final, houve a convicção de que a função deve realmente ser de 6 horas. O advogado do Sindicato Paulo Roberto afirmou ainda que, referente às funções que o banco aponta a adequação de jornada para as 6 horas, demonstra o reconhecimento de que a jornada de 8 horas era um erro, e que possui uma dívida com estes funcionários. Sobre isto, o Sindicato afirmou que o banco deveria, no mínimo, indenizar todos pela jornada extra executada nos últimos anos, valor este que, segundo o advogado do Sindicato, seria de aproximadamente R$ 20 mil por ano por funcionário.
Horas extras
O Sindicato afirmou ainda que, caso o banco mantenha a postura de não apresentar nova proposta, indica a todos os auxiliares que ingressem imediatamente com ação pelo pagamento das horas extras, visto que este assunto é praticamente pacificado nos tribunais do trabalho.
Decidiu-se ainda continuar a luta pelo não descomissionamento, tendo como mote a defesa da redução da jornada sem redução salarial.
Na reunião, o Sindicato informou da disposição do banco de, ainda antes da implantação do PCCR, alocar parte dos auxiliares em outras funções. Tal medida decorreu de reivindicação do Sindicato e da disposição de luta demonstrada pelos auxiliares.
Para dar continuidade à luta, conforme decisão da reunião da sexta 16, foi eleito o auxiliar Jorge Jansen, lotado na Ceser, para compor comissão formada pelos atingidos pela extinção e redução de remuneração, visando à discussão com o Sindicato de alternativas ao descomissionamento e redução na remuneração, e posterior negociação com o banco.
Ao final, o Sindicato informou da possibilidade de negociação com o banco na próxima quarta-feira (28).