• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Brasil tem menos mortes por Covid-19, mas casos da variante Delta aumentam

50% das cidades brasileiras não registraram novas mortes por Covid-19 na semana passada, mas alta de casos da nova variante que assusta o mundo, passa a preocupar no Brasil

Publicado: 20 Julho, 2021 - 13h34

Escrito por: Redação CUT

Alex Pazuello/Semcom
notice

O Brasil tem registrado queda no número de mortes por Covid-19, como mostrou levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que contabilizou 2.826 cidades sem registro de vidas perdidas para a doença na semana passada, mas a disseminação da variante Delta, mais contagiosa e agressiva, que já colocou vários países em alerta, tem preocupado os especialistas que já detectaram alta de casos no país.

Nesta terça-feira (20), dia em que pelo menos 110 casos da variante Delta foram registrados, o país somou 542.877 vidas perdidas para a Covid-19 e 19.389.167 contaminações desde o início da pandemia. Apesar de ter caído em relação ao meses anteriores, em média, 1.224 pessoas ainda estão morrendo por dia pela doença.

Aliado ao número ainda alto de mortes, o ritmo lento da vacinação (apenas 16,22% da população está totalmente imunizadas, com as duas doses ou a dose úncia da Janssen) e o afrouxamento das medidas sanitárias nas últimas semanas provocou aglomerações de pessoas, o risco da variante Delta provocar uma tragédia no Brasil acendeu o sinal de alerta das autoridades da área da saúde.

Governos estaduais começaram a antecipar o intervalo entre as aplicações das vacinas contra Covid-19 para deter a disseminação da nova variante. A estratégia dos governos estaduais é ter uma parcela maior da população com o esquema vacinal completo, sobretudo entre os grupos mais vulneráveis.

Casos da variante Delta no Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19), até o momento, o Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de casos detectados. São 83 casos no total. Entre esses pacientes, cinco evoluíram para a versão grave da Covid-19.

Também foram registrados casos no Paraná (13), Maranhão (6), Minas Gerais (1), São Paulo (3) e Pernambuco (2).

Variante Delta no mundo

A variante já foi detectada em pelo menos 111 países, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim como as outras variantes que mais preocuparam as autoridades (alpha, beta e gamma), ela é mais transmissível. Entretanto, ainda não é possível afirmar se as variantes provocam casos mais graves ou se são mais letais.

O fato é que o aumento no número de casos tem sido registrado em países como Estados Unidos, Holanda, Coreia do Sul e outros e o temor de que novos lockdowns sejam necessários, afetando a recuperação econômica, derrubou as Bolsas mundo afora.

50% dos municípios não registram novas mortes por covid em 7 dias

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios, realizado entre os dias 5 e 8 de julho, 1.258 municípios não haviam registrado mortes por Covid nesses dias. Os dados mais recentes, da semana encerrada em 15 de julho, mostram que agora são 1.426 cidades sem óbitos.

Ainda de acordo com a CNM, 17% das cidades pesquisadas registraram redução no número de mortos por Covid. Outros 22% têm estabilidade e 10,2% apresentam tendência de alta.

Os dados mostram ainda uma queda na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cerca de 507 municípios, 18% dos pesquisados, têm taxa de ocupação acima de 90% —na semana passada, eram 747 cidades com o mesmo nível de ocupação.

Outros 475 municípios ultrapassam 80% da taxa de ocupação de UTI. Antes, 454 cidades haviam declarado estar nesta situação.

A pesquisa registrou uma alta no número de casos em 16,6% das cidades. Outras 5,1% não tiveram novos registros.