• Kwai
MENU

Brasil perde Augusto Boal, o criador do Teatro...

Publicado: 04 Maio, 2009 - 17h40

Escrito por: ABr


O Brasil perdeu nesse final de semana um dos seus maiores ativistas culturais. Augusto Boal, diretor teatral, escritor e ensaísta, criador do Teatro do Oprimido, faleceu aos 78 anos, vítima de leucemia. Ele foi cremado nesse domingo (3), no Rio de Janeiro.

Boal se tornou nos anos 70 uma referência das artes cênicas do país ao criar o Teatro do Oprimido, reconhecido e praticado em inúmeros países do mundo.O Teatro do Oprimido ficaria para sempre vinculado ao seu nome e foi disseminado com maior intensidade entre 1971 e 1984, período que durou o exílio político de Boal, vivido em diversos países da América Latina, nos Estados Unidos e na Europa.

Autor de obras importantes como "O Teatro do Oprimido e outras políticas poéticas", "Técnicas latino-americanas de teatro popular" e "Teatro legislativo", traduzidas em mais de 20 idiomas, e seu teatro foi encenado em Portugal, na Argentina, na França e nos Estados Unidos, Augusto Boal também militou no Partido dos Trabalhadores, pelo qual foi eleito vereador em 1992, no Rio de Janeiro. Sempre comprometido com as questões sociais, Boal também disseminava o seu fazer teatral junto aos movimentos sociais do país e do mundo.

No dia 27 de março deste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, Boal foi a Paris receber uma homenagem da Unesco, quando viu o trabalho que realizava desde os anos 1960 ser mundialmente aplaudido.

A direção nacional e o conjunto da militância do PT lamentam profundamente essa importante perda para a cultura nacional, principalmente para a arte teatral.