• Kwai
MENU

Brasil deve manter crescimento do PIB em torno de 5% até 2010, diz Mantega

Publicado: 28 Março, 2008 - 07h32

 

Até 2010, o Brasil deve manter o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 5% a 5,5% ao ano, afirmou na quinta-feira (27), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com dirigentes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

Para Mantega, a indústria automobilística deve continuar "puxando" o crescimento da economia. Ele informou que para isso o governo manterá garantias como a robustez fiscal, a baixa vulnerabilidade no mercado internacional, o estímulo ao aumento do crédito e a elevação da massa salarial.

 

O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, disse ao ministro que a indústria automobilística está preparada para enfrentar o desafio do aumento da demanda e que a previsão de investimentos neste ano é de chegar a US$ 5 bilhões. Até 2010, incluído o setor de autopeças, a previsão é de até US$ 20 bilhões em investimentos.

 

O ministro disse que o governo adotou algumas medidas para tentar fortalecer as exportações, como a retirada do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a permissão de que todo recurso auferido com a venda fique no exterior. Mas, segundo Mantega, os efeitos dessas medidas só serão realmente sentidos em longo prazo.