• Kwai
MENU

Coletivo negro LGBT celebra um ano com programação cultural

"Bicha Nagô" promove discussão sobre vivências de negros dentro do universo LGBT

Publicado: 11 Setembro, 2015 - 14h35 | Última modificação: 11 Setembro, 2015 - 21h13

Escrito por: Walber Pinto

Reprodução
notice

O bairro de Vila Matilde, zona leste de São Paulo, recebe neste domingo (13), o 1º rolezinho negro LGBT, que tem como objetivo dialogar com pessoas em situação de rua e promover a ocupação do espaço público integrando moradores negros, gays, lésbicas, travestis e transexuais na periferia da capital.

O encontro também vai celebrar um ano da página Bicha Nagô, que promove discussão sobre vivências de negros dentro do universo LGBT, além de realizar debates e rodas de conversa sobre padrões de beleza e afrohomossexualidade. Atualmente, a fanpage conta com mais de 11 mil seguidores.

Para o organizador do evento e criador da página no Facebook, Ezio Rosa, militante contra o racismo e LGBTfobia, o ‘rolezinho das bichas Nagô’ é uma forma de pautar e visibilizar os temas relacionados à raça e orientação sexual, já que a cada 27 horas morre um LGBT no Brasil vítima da homolesbotransfobia, segundo o relatório anual do GGB (Grupo Gay da Bahia).

“Visto que nós LGBTs raramente conseguimos pautar assuntos relacionados à raça e classe, idealizei o rolezinho na zona leste, afim de levantar nossas questões particulares e trazer para as pontas da cidade eventos para empoderar pessoas que vivem nelas. Além de legitimar a nossa forma de afeto, que é a causa da morte de tantos gays, lésbicas, travestis e transexuais. O evento propõe debate aproveitando o fluxo de pessoas para provocar e sensibilizar os transeuntes sobre o tema”, explica Ezio.

Por volta das 14hs, haverá uma roda de conversa sobre web ativismo com as ativistas Djamila Ribeiro, Renata Prado, Stephanie Ribeiro, Bea Caixeta e Jéssica Ipólito. Logo em seguida, a cantora MC Soffia e o primeiro grupo de rap formado por mulheres lésbicas, Les Queens, tomam conta do palco.

No domingo, além das atividades culturais como performance, discotecagem, show de rap e córdeis, haverá também coleta de roupas para doação que serão recolhidas no dia. O evento faz parte da programação do Mês da Cultura Independente 2015, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

Programação

14:00 - Roda de conversa com Djamila Ribeiro, Bea Caixeta, Renata Prado e Stephanie Ribeiro

16:00 - Show de rap Les Queens

17:00 - Show Mc Soffia

18:00 - Performance Não Embranquecerás

Serviço

O quê: Rolezinho preto LGBT

Quando: Domingo, 13.

Onde: Rua Atuaí, saída do metrô Vila Matilde do lado do terminal de ônibus.

Horário: 14hs às 22hs