Bancários de São Paulo elegem nova diretoria do sindicato com 94,19% dos votos

Neiva Maria Ribeiro dos Santos foi eleita a nova presidenta do sindicato. Entidade é a maior da categoria no país, com aproximadamente 140 mil trabalhadores em sua base

Publicado: 28 Abril, 2023 - 11h54 | Última modificação: 28 Abril, 2023 - 12h14

Escrito por: Redação CUT

Sindicato dos Bancários de SP
Neiva Maria e Ivone Silva

A diretoria que comandará o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região a partir de julho deste ano até 2027, foi eleita com 94,19% dos votos. A presidenta da entidade que tem a maior categoria do país, com aproximadamente 140 mil trabalhadores em sua base, será Neiva Maria Ribeiro dos Santos. Além da nova presidenta, sua diretoria é composta por mais 11 diretores executivos, 26 diretores por bancos, 45 diretores por regionais, 5 conselheiros fiscais e 10 diretores honorários.

Neiva em nome dos demais integrantes da chapa, agradeceu os votos dos bancários e bancárias, financiários e financiárias e demais associados.

“Esses votos demonstram a aprovação da categoria ao trabalho que já vínhamos desenvolvendo nas gestões anteriores, sob a presidência da companheira Ivone Silva, a quem vou suceder; e demonstram confiança na nossa capacidade de enfrentar os novos desafios que vêm pela frente”, disse.

A atual presidenta do sindicato, Ivone Silva, ressaltou a longa trajetória da nova presidenta na luta pela categoria. “Neiva atuou em muitas funções e participou de períodos importantes da história da entidade. Deixo o comando de um dos maiores sindicatos do Brasil e da América Latina com a tranquilidade de passar o cargo para uma companheira de luta experiente e comprometida, que admiro e em quem confio”, afirmou.

Bancária do Bradesco, Neiva exerce atualmente o cargo de secretária-geral do Sindicato. É formada em Letras (UNG), pós-graduada em Gestão Pública (FESPSP) e Gestão Universitária (Centro Universitário Salesiano de SP). Está cursando Estratégia e Liderança Política (FESPSP). Ocupa a presidência da Associação 28 de Agosto, é vice-presidenta da UNI América Mulheres e integra o Comitê Mundial de Mulheres da UNI Global Union.

Veja a composição da diretoria eleita

A votação

As bancárias e bancários sindicalizados puderam registrar seus votos por meio de plataforma eletrônica de votação utilizando seus próprios aparelhos de celular, computadores, ou qualquer mecanismo com acesso à internet. Àqueles que não possuem tais mecanismos foram disponibilizados terminais de computadores exclusivos para este fim na sede do sindicato e em duas regionais (Paulista e Osasco).

A eleição iniciou-se às 7h dessa terça-feira 25 e encerrou-se às 16h desta quinta, 27, e a apuração encerrou-se por volta das 16h30 desta quinta. Além dos 94,19% dos votos na Chapa 1; foram 4,21% de votos nulos e 1,60% de brancos.

Eleições em abril

Diversos sindicatos de bancários passarão, neste ano, por processos eleitorais. A categoria vai às urnas, algumas vezes eletrônicas, outras físicas, para escolher as novas diretorias das entidades.

Neste mês de abril, já foi realizada na terça-feira (11) a eleição em São Borja (RS). A nova diretoria foi eleita com 100% dos votos válidos. No dia 18, foi a vez dos membros da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo (Apcef/SP).

Na quinta-feira (27) foi a vez dos bancários de Araraquara escolherem suas novas diretorias. A Chapa 1 – Defesa da Democracia venceu com 99,5% dos votos a eleição para a gestão 2023/2027. Mais de 200 bancários foram às urnas.

Paulo Roberto Redondo foi reeleito presidente da entidade. Ele agradeceu a confiança depositada pela categoria e atribuiu a vitória ao trabalho realizado nos últimos três anos.

“Foi um mandato de muita responsabilidade, muito trabalho e de muita dedicação. Agradeço o voto de confiança de todos os bancários que acreditam e se identificam com nossa gestão. Tivemos uma votação expressiva, porque sempre estivemos próximos aos trabalhadores, ouvindo as suas demandas. Com esse apoio fundamental seguiremos juntos na luta por melhores condições de trabalho, remuneração, por uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, por segurança e todas as questões que interferem diretamente na qualidade de vida do bancário e de seus familiares”, ressaltou Paulinho.

Próximas eleições

Em maio, haverá eleição na Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi) de Minas Gerais (4 a 6/5), no Sindicatos dos Bancários da Paraíba (9 e 10/5), no Sindicatos dos Bancários de Belo Horizonte (16 a 18/5), no Sindicatos dos Bancários de Taubaté (23 a 25/5). Também está prevista eleição no Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Sintraf) de Roraima.

Para junho, estão previstas eleições nos sindicatos dos bancários de Petrópolis (RJ) e de Rio Grande (RS), além da Fetrafi/RS.

No segundo semestre serão realizadas eleições nos sindicatos dos bancários do Ceará (4 a 6/7), do Pará (ainda sem data definida), de Santiago/RS (18/10) e de Patos de Minas/MG (segunda quinzena de novembro). No Sintraf/Juiz de Fora, em Minas Gerais, a eleição ocorrerá entre os dias 12 e 14/7.

Com informações da CONTRAF-CUT