Bancários de Osasco são obrigados a...
Publicado: 19 Fevereiro, 2014 - 14h51
Escrito por: CUT-SP
É feriado de emancipação da cidade nesta quarta (19), em Osasco. Todo os trabalhadores (as) do comércio, serviços, órgãos públicos e outros estabelecimentos estão descansando - menos os bancários, obrigados a cumprir jornada depois que a Federação Brasileira dos Bancos entrou na Justiça, em 2008, para que as agências funcionassem normalmente nessa data.
"Além de desrespeitar a história do município, os banqueiros também desrespeitam a folga que os trabalhadores teriam. Muitos não poderão estar com suas famílias, que terão o dia livre. Até o horário dos ônibus é alterado por conta do feriado", denuncia Felipe Garcez, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Valdir Fernandes, o Tafarel, coordenador da CUT Osasco, aponta outro transtorno causado pela medida. "As escolas não funcionam. A própria Fundação Bradesco está fechada hoje, o que significa que as trabalhadoras e trabalhadores desse banco não terão creche para deixar suas crianças", ressalta.
Segundo Tafarel, o Sindicato entrará novamente com ação judicial, como aconteceu em 2009, quando a entidade ingressou oito processos e, em 2010, com mais sete pedidos de pagamento de hora extra a 100% pelo feriado trabalhado.
A Justiça tem compreendido o equívoco dos banqueiros e várias ações tiveram resultado positivo para a categoria. Numa delas, o HSBC foi obrigado a remunerar 28 funcionários pelas horas extras trabalhadas no feriado municipal
*Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região