• Kwai
MENU

Baixada: Trabalhadores da Sanurban paralisam...

Publicado: 07 Abril, 2009 - 08h06

Escrito por: Sindilimpeza

 

Em assembléia realizada em 02 de abril (quinta-feira passada), os coletores e motoristas da empresa Sanurban (mais de 300 trabalhadores), que prestam serviços em São Vicente e Praia Grande, decidiram que entrar em greve (por tempo indeterminado), nesta segunda-feira, dia 06 de abril, a partir das 18:00 horas, caso a empresa não substituísse os caminhões de coleta que se encontram em péssimo estado de uso, com total falta de segurança, colocando assim, a vida dos trabalhadores e da população em risco.

Há um bom tempo os trabalhadores vêm trabalhando em péssimas condições de trabalho. Na última semana, um dos caminhões de coleta faltou freio na descida da Ilha Porchat. Como se não bastasse, o mesmo foi substituído, porém a barra de direção quebrou e por pouco não ocasionou um acidente fatal.

Foram várias as tentativas de negociações com a empresa, uma vez que a saúde do trabalhador está sendo prejudicada pela falta de segurança e também com a sobrecarga de trabalho. Segundo o contrato firmado com a prefeitura, os caminhões deveriam sair com 4 (quatro) coletores e, no entanto, em averiguação realizada pelo Sindicato, verificou-se que havia caminhões saindo das garagens com 1(um) e 2 (dois) coletores apenas.

A diretoria do Sindilimpeza - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga - esteve reunida com representantes da empresa, hoje, dia 06 de abril, no período da manhã, na subsede de Santos (Av. São Francisco, 217 - s. 201/207 - Centro), para tentar uma última negociação, porém não chegou a nenhum acordo.

O Sindicato exige que no mínimo, sejam substituídos, imediatamente, quatro caminhões em perfeitas condições de trabalho, além da criação de uma comissão de trabalhadores para organização de trabalho com o objetivo de fiscalizar a manutenção dos veículos e a discussão de manter quatro coletores nos caminhões de coleta.

P.S.: Vale salientar que os empregados não podem ser demitidos, uma vez que a categoria está em Campanha Salarial (2009/2010) e durante o período de 30 dias que antecede a data-base (1º de maio),os trabalhadores têm estabilidade, conforme estabelecido em Lei Federal nº 7238/84, artigo 9º.