• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

BA: Vigília em defesa da Petrobras chega à cidade de Itabuna

A vigília segue para a cidade de Jequié, onde chegará na terça (4).

Publicado: 04 Agosto, 2020 - 09h22

Escrito por: Sindipetro-BA

Reprodução
notice

A vigília itinerante em defesa da Petrobrás e da Bahia chegou à cidade de Itabuna na manhã dessa segunda-feira (3). Distante 436,3 KM de Salvador, Itabuna sedia o terminal terrestre da Transpetro, o ORSUB,  que abastece toda a região Sul do estado da Bahia  e parte do Norte de Minas Gerais.

O Terminal, ameaçado de privatização pelo governo Bolsonaro/Guedes,  recebe e armazena derivados de petróleo como o diesel, gasolina e GLP (gás de cozinha), álcool anidro e hidratado, além de biodiesel. Com aproximadamente 80 trabalhadores, entre diretos e indiretos, o ORSUB, além de contribuir com a arrecadação de impostos para o munícipio, desde a sua fundação vem atraindo diversas outras empresas e distribuidoras privadas para Itabuna.

Com uma boa logística montada, o Terminal facilita a distribuição dos derivados de petróleo para os diversos postos de combustíveis da região, contribuindo, assim, para a diminuição dos riscos de acidentes nas estradas.

O ORSUB  também opera o GASCAC que distribui o gás  para a Bahia Gás que, por sua vez, comercializa esse gás para toda a região Sul do estado.

Na cidade de Itabuna não tem quem não conheça o ORSUB, diz o diretor licenciado do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que está acompanhando a vigília. “Aproveitamos para visitar os principais pontos de Itabuna e conversar com as pessoas nas ruas e também com lideranças locais a respeito dos riscos de privatização da Petrobrás e da Transpetro (subsidiária da estatal) e fomos muito bem recebidos. Também falamos com a imprensa, dando entrevistas em rádios da região, o que foi ótimo, pois conseguimos dar o nosso recado a um grande número de pessoas”, pontua.

Por onde passou, o ônibus com o adesivo da vigília chamou muita atenção e os diretores do Sindipetro aproveitaram para distribuir máscaras e álcool gel para a população carente, contribuindo com a prevenção contra a convid-19.

A vigília segue para a cidade de Jequié, onde chegará na terça (4).

Veja  abaixo o calendário:

31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba

3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub

4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro

5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel

6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam

7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre

10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe

11 de agosto (terça) – Catu – Santiago

12 de agosto (quarta) – Mata de São João

13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen

14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica

17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo

18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças

19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).

Assista ao vídeo do diretor licenciado do Sindipetro, Radiovaldo Costa, gravado em frente ao  Terminal Terrestre da Transpetro, subsidiária da Petrobrás