Ato no Sindicato dos Jornalistas de São...
Evento recorda trajetória do autor do Hino à Negritude e presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB)
Publicado: 26 Junho, 2014 - 11h49
Escrito por: Leonardo Severo
O Sindicato dos Escritores do Estado de São Paulo, o Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo realizam nesta quinta-feira, às 20 horas, uma solenidade em homenagem ao professor Eduardo de Oliveira.
Escritor e poeta, Eduardo de Oliveira compôs aos 16 anos o Hino à Negritude, recentemente sancionado pela presidência da República como hino oficial em todo o território nacional. Foi o primeiro vereador negro na capital paulista e fundador, em 1995, do CNAB, tendo publicado, desde 1958, até sua morte em 2012, aos 86 anos, nove livros de poemas. Em 1998, lançou a enciclopédia “Quem é Quem na Negritude Brasileira”, um trabalho de pesquisa que retrata personalidades negras de destaque nas diversas áreas da sociedade.
Membro honorário do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a trajetória do professor é lembrada pela secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Júlia Nogueira, como “exemplo de dedicação e compromisso com a busca incessante da igualdade e da justiça”.
Segundo o presidente do Instituto Social Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Ramatis Jacino, “o nome do professor Eduardo servirá sempre como referência, um símbolo de dedicação e empenho pela valorização dos negros e negras, pelo fortalecimento da nossa autoestima”.
Como afirmou o professor em seu poema Gestas Líricas da Negritude, de 1967, “Eu me levanto aqui/ na voz dos que não podem falar/ no grito afogado na garganta/ no desespero disforme da/ mudez implacável”.
O evento contará com a presenças do professor José Francisco Ferreira, filho do homenageado, do jornalista e escritor Carlos Lopes e de Dudah Lopes (piano). Será apresentado um vídeo sobre o Hino à Negritude com as participações do maestro João Carlos Martins e de Eduardo de Oliveira.
SERVIÇO
Dia: 26 de junho, sexta-feira, às 20 horas
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Rua: Rego Freitas, 530 - República