• Kwai
MENU

Ato em Porto Alegre defende SUS e pagamento do piso da enfermagem nesta sexta-feira

A manifestação ocorrerá durante a inauguração pelo presidente Lula (PT) de dois blocos do plano de expansão do complexo hospitalar, um dos maiores do Rio Grande do Sul

Publicado: 30 Junho, 2023 - 11h55 | Última modificação: 30 Junho, 2023 - 12h04

Escrito por: CUT-RS

Reprodução
notice

Um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo pagamento imediato do piso da enfermagem será realizado nesta sexta-feira (30), às 14h30, em frente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCP), que fica na Rua Ramiro Barcelos, 2350. A iniciativa é da CUT-RS, centrais, sindicatos, federações e sindicatos.

A manifestação ocorrerá durante a inauguração pelo presidente Lula (PT) de dois blocos do plano de expansão do complexo hospitalar, um dos maiores do Rio Grande do Sul, cuja duplicação teve início no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Trata-se de um hospital público e universitário vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os dois novos prédios ampliaram a área da instituição em 85 mil m², o que elevou as instalações totais para 230 mil m².

Fortalecer o SUS e exigir o pagamento do piso

A mobilização integra a jornada nacional de luta dos profissionais de enfermagem, que realizam nesta sexta uma paralisação de 24 horas em Porto Alegre, e visa pressionar os ministros do Supremo Tribunal Federal pelo pagamento imediato do piso da categoria. O julgamento no plenário virtual do STF vai até as 23h59 desta sexta.

“É necessário fortalecer o SUS e investir mais recursos para atender bem as pessoas em um país tão desigual que precisa muito de políticas públicas. Vamos aproveitar a presença de Lula para reafirmar a importância dessa categoria, composta em grande maioria por mulheres, mães e trabalhadoras, para que tenham a sua reivindicação, que já é lei, efetivada no STF”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Uma liminar do STF suspendeu a aplicação do piso, sob alegação da falta de fontes de custeio. Em maio, no entanto, Lula sancionou o projeto de lei que distribui R$ 7,3 bilhões para os sistemas de saúde estaduais e municipais, com o objetivo de financiar a implementação do piso da enfermagem.

Primeira visita de Lula ao RS no terceiro mandato

Na primeira visita de Lula ao estado desde que foi empossado para o terceiro mandato, está prevista também uma cerimônia de entrega de 446 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

As casas ficam no Residencial Viver, cuja construção foi retomada em janeiro deste ano. As moradias são para associados da Coometal (Cooperativa de Metalúrgicos) e cada uma tem 48 metros quadrados. O investimento de R$ 39,91 milhões irá beneficiar 1.784 pessoas da Faixa 1 do programa.

O presidente almoçará no Palácio Piratini com o governador Eduardo Leite (PSDB) e ex-governadores. Confirmaram a presença Olívio Dutra (PT), Germano Rigotto (MDB), Tarso Genro (PT) e Jair Soares (PP).

 Com informações do Brasil de Fato