• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Aniversário de Lula será celebrado neste domingo (27) no Brasil e no Mundo

Atividades para comemorar a vida, a luta e a resistência do ex-presidente vão acontecer nos dias 26 e 27 de outubro em várias cidades do país e do exterior

Publicado: 25 Outubro, 2019 - 09h00 | Última modificação: 25 Outubro, 2019 - 12h27

Escrito por: Walber Pinto

RICARDO STUCKERT
notice

A última semana de outubro será dedicada a celebrar o aniversário, a luta e a resistência do ex-presidente Lula, que completa 74 anos neste domingo, dia 27.

Já tem atos marcados em vários países e em mais de 74 cidades brasileiras onde os militantes vão organizar os mutirões “Lula Livre”, que consistem na realização de dois dias de diálogos e debates com a população sobre a perseguição contra Lula, mantido preso político em Curitiba há mais de 560 dias.

No sábado (26), os militantes farão atividades como panfletagens, almoços, saraus, bicicletadas, rodas de samba e jogos de futebol sempre com foco na prisão ilegal e injusta de Lula.

No domingo (27), depois de cantarem “parabéns a você” cortarão simultaneamente, às 16h, bolos pelo aniversário de Lula. Em Curitiba o bolo terá 74 metros de altura.

Na capital paranaense, onde militantes estão acampados desde o dia 7 de abril do ano passado para dar apoio moral e não deixar Lula sozinho um minuto sequer, será realizada também um grande ato político na Vigília Lula Livre e um ato cultural com diversos artistas populares, como o grupo Mistura Popular, a Orquestra de BSB e o trompetista Fabiano Leitão. Em seguida, será lida uma carta que os companheiras e companheiras da Vigília mandou para Lula.

Depois tem mais música, com a banda Os Partigianos, o grupo Arauto D’Alma, a poetiza Barbara Lia, os forrozeiros Cida Airam e Matheus Braga, o Carimbó e Dança Cigana de Ayme Amora, a cantora Ana Decker, a peça “Maria Juliana”, com Natasha Corbelino, e o lançamento do livro de poemas “Fator X”, de Paulo Bearzoti Filho, fazem parte da lista da programação cultural.

Em São Paulo, haverá um almoço no domingo (27) a partir das 13h no Armazém do Campo. No sábado, dia 26, haverá coleta de assinaturas pela liberdade de Lula em frente ao Teatro Municipal, e na Avenida Paulista dia 27, às 14h. Ato em São Bernardo do Campo no dia 26, na sede do Partido dos Trabalhadores.

Em Salvador, a missa na Igreja do Bonfim começa às 9h, no domingo, em seguida uma carreata Lula Livre passará pelo Campo Grande à Itapoã.

Na terra do frevo, em Recife, a barqueata sai às 8h do Pier do Jardim Baobá com atividades culturais no Armazém do Campo, a partir das 12h com maracatus, pandeiros e bolo de aniversário. Em Caetés (PE) vai ter um ato ecumênico, cultural e político das 8h às 12h.

Os cariocas vão celebrar o aniversário de Lula na Praia de Copacabana no domingo. Já no sábado (26), uma atividade está programada no calçadão da Penha a partir das 10h.

Florianópolis recebe no domingo, dia 27, a partir das 12h à edição do Festival Lula Livre.  Além de comemorar os 74 anos de Lula e alimentar a união e solidariedade, o Festival de Santa Catarina busca encontrar formas para ampliar a voz em defesa da liberdade do ex-presidente.

Lula Day Internacional

A data do aniversário do ex-presidente Lula, batizada de Lula Day, em alusão ao “Mandela Day”, já tem ato confirmado pelo mundo como Berlim, Buenos Aires, Bruxelas, Madri, Paris, Nova York, Roma, Londres, Orlando Coimbra, Oxford, Tel Aviv e Londres. Veja a lista aqui: http://bit.ly/2W8BAqQ

Confira onde tem atos marcados no Brasil:

Bahia

Em Salvador tem missa às 9h, na Igreja Senhor do Bonfim e carreata Lula Livre de Campo Grande à Itapoã.

Espírito Santo

Vitória – atividade festiva com bolo no sábado (26), às 16h, na Praça Vermelha e no Triplex.

Minas Gerais

Belo Horizonte -  festival no Armazém do Campo nos dias 26, no dia 27, carreata às 10h, ponto de encontro na Praça do Papa

Ipiranga (BH) - no Catavento Cultural, rua Ozanan, nº 711, domingo das 11h às 20H.

Paraíba

Tem atividades com panfletagens e coleta de assinaturas marcadas em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Serra Branca
Santa Rita, Santa Luzia e Juarez Tavaro.

Pernambuco

Olinda – blocão ‘parabéns presidente’, a partir das 14h, nas Prévias de Olinda, concentração no Barrio – Varadouro.

Caetés – das 8h às 12h celebração na Casa de Lula, com ato ecumênico, cultural, político. Bolo e Parabéns.

Recife – barqueata- saída às 8h no Pier do Jardim Baobá – logo após atividades culturais no Armazém do Campo, a partir das 12h com Maracatus, pandeiros e bolo de aniversário.

Camaragibe – ato Lula livre com concentração na Praça de Camaragibe, às 16h.

Rio Grande do Norte

Natal – bolo gigante e ato político cultural, no dia 27, a partir das 10h na Praça Central.

Mossoró – festival Lula Livre a partir das 13 horas, na Ponto 7 – Largo do Capim, no dia 26.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre - atividade na Orla com parabéns – dia 27, às 15h na Orla do Guaíba.

Rio de Janeiro

Tem festa na Praia de Copacabana no domingo e, no sábado (26), atividade no calçadão da Penha a partir das 10h.

Santa Catarina

Florianópolis – festival Lula Livre, no dia 27, na Praça da Igreja Matriz.

São Paulo

Em São Paulo, tem almoço no domingo (27) a partir das 13h no Armazém do Campo, e coleta de assinaturas pela liberdade de Lula em frente ao Teatro Municipal, e na Avenida Paulista dia 27, às 14h, no sábado.

Em São Bernardo do Campo, no dia 26, tem ato na sede do Partido dos Trabalhadores.

Campo Limpo – Panfletagem e coleta de assinaturas Estação Capão Redondo as 10h no dia 27.

No domingo (27), no Tucuruvi – Panfletagem e coleta de assinaturas Praça Jaçanã, das 10h às 13h.

V. Prudente – Panfletagem e coleta de assinaturas Comunidade Rosa Luxemburgo (Coral) às 10h, no dia 27.

Diadema– Atividade na Praça da Moça, no dia 27, às 15h.

Ribeirão Preto – Gravação do Clipe de Aniversário do Lula, no domingo, às 10h, na Av. Santa Luzia, 120.

Itanhaém – Faixaço Lula Livre+ Feliz Aniversário Lula + Diálogo com a População no bairro Loty, no dia 27, das 10h às 13h

Lorena – Encontro de Mulheres do Vale do Paraíba com bolo e Parabéns ao Presidente Lula com piquenique, sarau e cantoria no Parque da Cidade.

São José dos Campos – Aniversário de Lula / Lula Day, no dia 27, a partir das 16h na Rua Pedro de Toledo (Vila Adyana)

Piracicaba – Mutirão Lula Livre, no dia 26, às 9h, no terminal central de integração – na Av. Armando de Salles Oliveira, 2001 – centro.

Jacareí – No domingo (27), Piquenique com cantoria e sarau poético a partir das 15h no Parque da Cidade de Jacareí

Jundiaí– Mutirão de Aniversário Lula Livre, no dia 26, às 9h, no Calçadão do centro – em frente ao Santander Jundiaí

Campinas - Mutirão Lula Livre dia 26, às 10h, em frente à Catedral – Centro de Campinas. No domingo (27), mutirão de Aniversário Lula Livre às 9h – na Feira do Rolo, Campo Belo – Campinas/SP. A partir das 17H, Sarau Lula Livre na Rua Isolethe Augusta de Souza Aranha, 159, Centro – Campinas.

 Acompanhe aqui programação completa no Brasil e no mundo (atualização diária)